Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Chá de Alcachofra

Este é mais uma receita caseira para a dispepsia, isto é, problemas de digestão conhecidos como má digestão. O chá de alcachofra (Cynara scolymus) é para uso adulto e está entre as ervas indicadas pela ANVISA.

Você vai precisar de:

  • 2g (uma colher de sobremesa) de folhas de alcachofra
  • 150mL (uma xícara de chá) água

Modo de Preparo:

Primeiramente ferva a água e desligue o fogo. Adicione as folhas de alcachofra e deixe abafado por alguns minutos neste processo conhecido com infusão.

Posologia

Beba uma xícara do chá três vezes ao dia

Cuidados

  • Indivíduos com problemas na vesícula, hepatite, falência hepática e cancer hepático devem evitar o chá.
  • Pode causar sensação de fome, flatulência e fraqueza.

Outros benefícios

A alcachofra é muito apreciada e o coração da planta é considerado uma iguaria no meio culinário. O chá da alcachofra tem muitos nutrientes e na antiguidade foi usada amplamente por egípcios, romanos e gregos para tratar problemas no aparelho digestivo e também para fazer a proteção do fígado, estimulando a eliminação de resíduos que intoxicam nosso organismo.

O sabor do chá é doce, suave e tem um toque amadeirado. Na alcachofra existem a vitamina A, vitamina B1 e vitamina C. Tem os minerais folato, ferro, fósforo, cálcio e zinco. Também possui fibra dietética. O chá de alcachofra ajuda a ter uma boa digestão, equilibra a pressão arterial e como já descrito acima, previne câncer.

O chá de alcachofra é um poderoso aliado para saúde do fígado

Poderoso desintoxicador

O fígado tem a importantíssima missão de desintoxicar nosso sangue, removendo impurezas que poluem nosso organismo trazendo inúmeras doenças. Isto é possível porque a alcachofra tem extratos nas folhas que tem ação colerética e hepatoprotetoras, protegendo as células do fígado contra os agentes tóxicos.

Este chá estimula a produção da bílis e a boa função do órgão. A bebida também tem propriedades antioxidantes, protegendo contra os danos dos radicais livres, retardando o envelhecimento precoce.  Este ação torna o metabolismo do corpo mais saudável, diminuindo a sobrecarga de trabalho sobre o sistema imunológico.

Gordura do fígado

O chá de alcachofra é usado para tratamento da gordura do fígado, conhecida como doença hepática gordurosa não alcoólica, cuja sigla é DHGNA. Isso acontece quando gorduras se acumulam na parede do órgão. Pesquisas realizadas em 2010 mostraram que o extrato presente nas folhas de alcachofra diminuíram com eficácia os níveis de gordura no fígado.

Controla o colesterol

O chá de alcachofra equilibra os níveis de colesterol no sangue e estimula o bom metabolismo do colesterol promovendo saúde para as artérias, evitando o acúmulo de placas em suas paredes. Conforme estudos, os antioxidantes presentes nas folhas de alcachofra diminuíram o estresse oxidativo, equilibrando os níveis do colesterol.

Saúde para o sistema digestivo

O chá de alcachofra, como já descrito acima, estimula a produção da bílis, que resulta em uma boa digestão, pois ajuda a quebrar os alimentos, principalmente gorduras, facilitando a absorção dos nutrientes no sangue. Rico em fibras, o chá também contribui para um bom trânsito intestinal. Isto ajuda a prevenir a doença síndrome do intestino irritável.

Previne câncer de mama

O extrato das folhas de alcachofra diminui o risco de câncer de mama e neutraliza a morte de células já existentes. Isto é devido aos polifenóis existentes nas folhas que estão no chá de alcachofra.

Trata doenças crônicas

Os potentes antioxidantes que estão no chá de alcachofra combatem os radicais livres que prejudicam a proteção do nosso corpo. A alcachofra potencializa esta proteção evitando adquirir doenças cardíacas e artrite reumatoide.

Pele saudável

O chá de alcachofra tem vitamina C, quercetina e rutina. Estas substâncias juntas ajudam a diminuir o estresse oxidativo no organismo prevenindo manchas e rugas na pele.

Auxilia a perder peso

O chá de alcachofra tem efeito diurético. Ele combate retenção de líquidos e auxilia na eliminação de gordura por causa do aumento da produção da bile. Tudo é eliminado através da urina.

 

 

 

Receitas e Naturais em seu email