Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Chá de Cajueiro

Mais um dos medicamentos recomendados pela ANVISA, desta vez utilizando a árvore que fornece os cajus, o cajueiro (Anacardium occidentale). O grande benefícios desse chá é tratar a diarreia que não tenha sido causada por infecção.

Você vai precisar de:

  • 4,5 g (uma colher de sopa e meia da entrecasca do cajueiro
  • 150ml de água (uma xícara de chá)
    co sopa)

Modo de Preparo:

Deve-se fazer decocção dos ingredientes citados, deixando tudo a ferver por cerca de cinco a dez minutos.

Posologia

Beber uma xícara de chá de três a quatro vezes por dia.

Precauções

  • Não utilizar por mais tempo que o recomendado.
  • Também evitar durante a gravidez
  • Não utilizar com medicamentos anticoagulantes, corticóides e antiinflamatórios.

O chá da casca do cajueiro é um poderoso cicatrizante

Outros benefícios

O cajueiro é uma árvore rica em fibras, ferro, proteínas e vitamina C e para consumo são utilizadas as cascas e folhas. O cajueiro tem ação analgésica, cicatrizante, anti-inflamatória, depurativo, tônico, vermífuga, diurética, expectorante, adstringente, antisséptica e laxante.

O chá da casca do cajueiro é usado para tratamento da diabetes e na redução do triglicérides, protegendo o coração. É ótimo antisséptico sendo usado para combater cáries dentárias. Por sua ação adstringente é usada para tratar mau hálito e inflamação de gengiva. É usado como laxante natural, tem ação diurética e também é um poderoso cicatrizante.

O chá da casca do cajueiro é usado para feridas externar sendo necessário banhar a área afetada. A pele fica limpa, renovada e cicatrizada. Também é ótimo para limpeza de pele além de tonificar e fechar os poros. Sua eficácia é tanta, que o chá de casca de cajueiro combate a hanseníase.

O chá de cajueiro quando ingerido serve para tratar retenção de líquidos, tosse, catarro, cólicas, fraqueza, problemas de pele em geral e hipertensão. Para uso externo, o chá é usado para inflamação de garganta e afta quando usado e gargarejos. Serve também para tratar tumores, inflamações vaginais, frieira e pés cansados.

O chá é bom para tratar fraqueza orgânica, glicose na urina, debilidade muscular, bronquite, escorbuto, cólicas intestinais, dispepsia e icterícia. É um ótimo antioxidante que pode prevenir câncer de próstata e de pulmão. Sendo diurético e aliado a uma alimentação saudável e exercícios físicos, ajuda na perda de peso, pois controla a sensação de saciedade e também previne e trata diabetes.

Contra-indicação

O cajueiro pode provocar alergias e dermatites em pessoas com pele sensível. A planta tem ácido anacárdico que possui um óleo bastante cáustico conhecido como LCC (líquido da castanha do caju).

 

 

 

Receitas e benefícios relacionados

Receitas e Naturais em seu email