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Quais os benefícios do Pão Integral? É melhor que o francês?

Nos últimos anos, vimos o número de produtos integrais crescer consideravelmente nas prateleiras dos supermercados, mas será que esses alimentos são realmente mais saudáveis? Quais as razões para que tantas variedades de pães integrais sejam oferecidas e será que todos integrais são iguais?

O que é um pão integral?

A palavra integral se refere a alimentos que não foram processados, ou seja, que mantêm boa parte de seus nutrientes naturais assim como em sua forma mais pura. A rigor, dizer que um pão é integral não faz muito sentido pois o pão já é um produto processado, mas a expressão é usada para se referir às massas que utilizam farinha integral e grãos integrais em sua produção. Por isso, os pães integrais são mais ricos em nutrientes que o pão branco, que contém basicamente carboidratos.

É importante ressaltar que, pelas normas atuais, qualquer pão que contenha um mínimo de ingredientes integrais pode ser considerado integral mesmo que a farinha utilizada seja branca. Confira o rótulo como vamos alertar mais abaixo.

Benefícios da farinha integral

A farinha integral mais usada é a de trigo, sobretudo, porque o próprio trigo é um dos principais alicerces da alimentação ocidental apesar de haver divergências se deveria ser assim ou não.

Geralmente, a farinha branca é produzida apenas com a parte interna do grão de trigo, conhecida como endosperma, que é fonte de carboidratos, além de proteínas e pequenas quantidades de vitaminas. Já na farinha de trigo integral, também são usadas as camadas mais externas do grão durante o processo de produção.

O gérmen, que é a camada interna, possui minerais, vitaminas do complexo B, gorduras poli-insaturadas e antioxidantes. O farelo, que é a parte mais externa, é uma excelente fonte de fibras, além de conter carboidratos complexos e fitonutrientes. Assim, a farinha de trigo integral é bem mais completa em termos nutricionais. Há de se ressaltar que o ácido fítico, composto das farinhas integrais pode interferir na absorção de alguns nutrientes.

Pão Integral

Pão Integral

Outros grãos e cereais

Os pães integrais também costumam ser feitos com sementes, grãos e cereais diversos, que complementam o potencial nutricional da massa. Se o pão contém aveia, por exemplo, ele passa a conter minerais como o zinco e o selênio, que são fundamentais para a nossa saúde.

Dependendo da receita, a massa também pode ser feita com linhaça, quinua, chia, castanhas, nozes e outros ingredientes que acrescentam mais saúde ao pão de todo dia. Para aproveitar os benefícios desses grãos e sementes, você pode variar nos pães comprados ou até mesmo fazer a massa em casa com os ingredientes de sua preferência.

De olho no rótulo

Um problema em relação aos pães integrais é a ausência de legislação para definir quais produtos são integrais ou não. Na verdade, qualquer marca pode colocar no rótulo que o pão é integral quando, na verdade, ele é feito apenas com farinha branca. Basta que tenha um mínimo de qualquer outro grão integral, mesmo que em baixa proporção.

Para evitar a confusão, a dica é sempre olhar os ingredientes apresentados no rótulo. Por lei, eles devem ser listados em ordem de quantidade, sendo que os primeiros são os mais presentes no alimento. Assim, se o primeiro item da lista for farinha de trigo integral, o pão possivelmente conta com os benefícios mencionados acima. Se a farinha integral aparecer após a farinha de trigo enriquecida com ferro e ácido fólico ou outros ingredientes, então os benefícios já não estarão tão presentes.

Vale a pena observar também as quantidade de açúcar e de outros cereais. Ser apenas integral não quer dizer saudável.

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