Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Xarope para Tratar a Tosse Seca

Tossir é bem chato, não é mesmo? Incomoda quem tosse e quem está por perto também. Mas você sabe por que tossimos?

O ar é fundamental para a vida humana, mas para que ele seja aproveitado é necessário que seja filtrado e limpo. Por isso, existem cílios no interior dos tubos que conduzem o ar até o pulmão. Eles se agarram às partículas nocivas e impedem que elas cheguem aos alvéolos. No entanto, esse sistema de filtragem pode falhar.

Quando alguma “sujeira” chega ao pulmão, um mecanismo de defesa é acionado. Ele se enche de ar e os músculos envolvidos na respiração se contraem. Assim, o ar é expulso com uma espécie de “explosão”, levando consigo as partículas estranhas. Esse processo de limpeza mais intenso é o que chamamos comumente de tosse.

A tosse pode ser dividida em dois tipos: a seca e a produtiva. Como o próprio nome indica, a tosse seca não produz muco (catarro), mas a produtiva sim. A receita de xarope abaixo, feita com mel e orégano pode ajudar no tratamento da tosse seca, também chamada por algumas pessoas de “tosse de cachorro”, fazendo com que o organismo elimine o que está incomodando. Outra dica importantíssima é beber muita água, para hidratar o muco e facilitar a expectoração.

Evitar a tosse também é importante. Para isso, evite locais com muita poeira, não fique perto de fumaça, ou perto de pessoas que estão fumando, evite bichinhos de pelúcia e até o pelo de alguns animais de estimação. Tudo isso pode provocar a tosse, especialmente se você é alérgico.

Chá Contra a Tosse Seca – Receita

Ingredientes

Você vai precisar dos seguintes itens:

  • 1 colher (de sopa) de mel puro
  • 1 colher (de café) de orégano (fresco ou seco)

Modo de Preparo

Coloque os dois ingredientes em um recipiente de vidro e leve ao microondas para aquecer por alguns segundos. Esse processo também pode ser feito no fogão, em banho-maria, mas nunca pode ser levado direto ao fogo na panela. O ideal é que o mel fique morno.

Posologia (Como Usar o Xarope)

Orégano

Orégano

O xarope deve ser tomado morno, de 2 a 3 vezes por dia. Por isso, o ideal é preparar o xarope na hora de usar. Tome uma colher de sopa do xarope enquanto permanecer a tosse seca. Como as folhinhas secas podem irritar a garganta, vale a pena coar o mel antes de consumir.

Precauções

O xarope não deve ser usado por pessoas diabéticas, devido a quantidade de doce presente no mel. Se for usar em crianças, idosos ou gestantes, pergunte primeiro ao seu médico sobre o uso do medicamento. Todos os medicamentos, mesmo que sejam naturais, podem trazer alguma contra-indicação.

Se a tosse não melhorar após o uso contínuo do remédio, consulte um médico para fazer exames e ter um diagnóstico mais preciso.

Receitas e Naturais em seu email