Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Xarope para Tosse, Bronquite e Asma

Esta é uma receita de um remédio natural a base de Angico e Guaco, muito útil para aliviar os sintomas da tosse, bronquite e asma.

Você vai precisar de:

Folhas de Guaco

Folhas de Guaco

  • Cascas de Angico
  • Folhas de Guaco
  • 1kg de açúcar mascavo ou uma rapadura
  • 3 copos de água

Modo de Preparo

Coloque as cascas de Angico de molho nos três copos de água e deixe lá de um dia para o outro e, no dia seguinte, ferva por 20 minutos juntamente com as folhas de Guaco.

Passados estes 20 minutos, retire as folhas de Guaco e as cascas de Angico e acrescente o açúcar mascavo ou a rapadura e deixe ferver até se tornar um melado bem consistente.

Quando o xarope estiver no ponto, guarde-o em um vidro ou garrafa escura.

Posologia

Tome uma colher de sopa 4 vezes ao dia.

Informações Adicionais

A Tosse é uma forma do organismo responder quando existe algo irritando o aparelho respiratório. É uma reação normal e esperada, pois desta forma o organismo consegue colocar para fora o que está incomodando, como por exemplo quando engasgamos com alguma coisa, evitando que o objeto caia no pulmão.

Tronco de Angico

Tronco de Angico

Mas a tosse em que estamos falando aqui é decorrente de algum processo de adoecimento, e ela pode inclusive ter secreção (catarro); quando a tosse não tem muco ou outro tipo de secreção, chamamos de tosse seca.

A tosse que começa e termina em poucas semanas é chamada de tosse aguda e é devido à gripes, resfriados, alergias ou sinusite. A tosse que passa de três semanas pode ser chamada de subaguda e aquela que extrapola oito semanas é considerada tosse crônica.

A tosse que este xarope pretende curar é a tosse aguda que provém de infecções das vias áreas superiores, provenientes de um resfriado ou gripe.

Você deve ficar atento ao tempo de duração da sua tosse, pois pode sugerir doenças mais graves como enfisema, refluxo gastroesofágico e até mesmo tuberculose.

A asma é decorrente de algum tipo de alergia, como a poeira, e a bronquite surge com um vírus como o da gripe. A pessoa com asma tem tosse seca, enquanto quem está com bronquite apresenta tosse produtiva. Pessoas com asma devem ter sempre à mão as bombinhas com broncodilatadores para casos de crises. Mas se engana quem pensa que a asma é mais grave que a bronquite; pois, esta última, em casos crônicos, pode lesionar os pulmões, fazendo com que o paciente fique totalmente dependente do uso de balão de oxigênio.

Portanto, dê atenção ao tipo de tosse que você está tendo e procure um médico.

Mais Receitas e Dicas Naturais

Receitas e Naturais em seu email