Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Xarope para Curar Rouquidão

A rouquidão ou disfonia é uma alteração na laringe, onde a voz sai com o som diferente, como se estivesse arranhando em um tom mais áspero.

Em geral isso acontece porque as cordas vocais que se situam na laringe estão inflamadas, ou por grande esforço (falar muito, falar alto, gritar) ou por infecções respiratórias.

A voz rouca pode ser um mal estar passageiro, quando trata-se apenas de um caso agudo, ou pode ser mais duradouro nos casos crônicos.

Para os casos crônicos, algo mais grave pode estar acontecendo nas cordas vocais como calos ou nódulos. Nestas situações é importante procurar um médico. Se a sua voz rouca não melhorar, ou ao contrário, piorar e chegar ao ponto de ficar sem voz, é fundamental a ida à um otorrinolaringologista ou ao fonoaudiólogo para uma avaliação melhor.

 Para a receita do xarope você vai precisar de:

  • 1 abacaxi
  • 1 kg de açúcar mascavo ou 1 rapadura
Abacaxi

Abacaxi

Modo de Preparo

Para preparar o xarope corte um abacaxi e coloque-o em uma vasilha refratária junto com 1kg de açúcar mascavo ou uma rapadura. Feito isso, leve ao forno por uma hora. Quando a açúcar (ou a rapadura) virar um melado, esprema o abacaxi.
Guarde o melado em um vidro ou garrafa escura. O gengibre potencializa os resultados, caso queire, acrescente um pedaço de gengibre fresco, ralado.

Posologia

Tome uma colher de sopa 4 vezes ao dia.

O que causa a rouquidão

Muitos fatores podem causar a rouquidão, mas os mais comuns são o  fato de fumar, tabaco e outras drogas (podem reparar que a maioria dos fumantes vão ficando com uma voz rouca bem característica), o álcool também é um péssimo amigo da boa voz.

As alergias respiratórias (poeira, mofo, produtos químicos), garganta inflamada, tempo seco, tempo frio (nas baixas temperaturas é mais comum apresentarmos voz rouca). A voz rouca pode vir acompanhada de dores, dificuldade para engolir e até mesmo um cansaço na fala, devido a alguma dificuldade para respirar e tosse.

O ambiente poluído também causa rouquidão especialmente se a pessoa tiver asma.

Até o stress causa a voz rouca. Podendo também ter causa emocional, é muito comum as pessoas ficarem roucas ou sem voz (afônicas) em situações de grande emoção.

Um outro problema que causa a rouquidão é o refluxo gastroesofágico, portanto se você está sofrendo de rouquidão fique atento pois pode ser algo além das cordas vocais. Sempre bom procurar um médico se a rouquidão persistir, principalmente se tiver associada a tosse e aparecimento de sangue, pois casos de câncer de laringe, câncer de tireoide e câncer de pulmão, causam este sintoma de rouquidão.

Mas a voz rouca pode ser apenas um sinal que um jovem está entrando na puberdade, quando a voz começa a mudar.

Este é um xarope de abacaxi que é muito útil para resolver problemas de rouquidão de caso agudo causados por desgaste das cordas vocais.

Esta receita caseira e natural para voz rouca deve ser seguida dos seguintes cuidados, evitar exposição à agentes nocivos e poupar a voz. Professores e cantores e pessoas que usam a voz como instrumento de trabalho devem ainda mais se prevenir. A hidratação é muito importante, portanto, beba muita água sempre!

Mais Receitas e Dicas Naturais

Receitas e Naturais em seu email