Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Xarope para Tratar a Anemia

A anemia é uma doença causada pela redução na quantidade de glóbulos vermelhos que compõem o sangue. É comum ouvirmos dizer que a doença é causada pela falta de ferro, mas a carência de outros nutrientes, como vitaminas do complexo B, cobre e proteínas também pode desencadear a anemia. A anemia pode ser diagnosticada através de exame de sangue, mas alguns sintomas também podem alertar para o aparecimento da doença.

Os principais sintomas da enfermidade são: sensação de cansaço, sonolência, palidez, má digestão, enfraquecimento das unhas e dos cabelos, dentre outros. Ao observar esses sintomas, o ideal é que a pessoa procure um médico, para que ele investigue o que está causando a anemia. Qualquer pessoa pode ser afetada pela doença, homens e mulheres, adultos e criança. Nas crianças é fácil perceber o problema, pois costumam ficar sem energia para brincar. Se a criança ficar muito tempo parada, assistindo televisão e não quiser brincar com outras crianças, um médico deve ser consultado.

Tratamento da Anemia

Normalmente, o tratamento é feito através de remédios de suplementos vitamínicos, por isso a importância do diagnóstico correto, já que um exame de sangue poderá determinar qual é o nutriente ou vitamina que está em falta, para que seja feita a reposição.

Os tratamentos caseiros também podem ser bastante eficazes se aliados ao tratamento indicado pelo médico.

A receita que ensinamos abaixo serve com um tratamento paralelo para o problema, pois ajuda a fortificar o organismo e suprir a ausência de alguns nutrientes. Porém, é importante destacar que ela não substitui o tratamento recomendados por um especialista no assunto. É necessário seguir as recomendações médicas enquanto fizer o uso do xarope. Veja como fazer!

Xarope de Beterraba para Tratar a Anemia – Receita

Ingredientes

Você vai precisar dos seguintes itens:

  • 2 beterrabas grandes raladas
  • 1 xícara (chá) de rapadura ralada
  • ½ xícara (chá) de água

Modo de Preparo

Em uma panela de ferro cozinhe todos os ingredientes por mais ou menos quinze minutos (contados depois que levantar fervura). O fogo deve estar baixo e é importante mexer sempre com uma colher de pau para não agarrar no fundo. Depois que esfriar, coe o xarope e guarde em um vidro limpo e seco.

Posologia (Modo de Usar o Xarope)

Xarope de Beterraba

Xarope de Beterraba

Tomar uma colher (de sopa) do xarope de beterraba três vezes ao dia, enquanto permanecerem os sintomas.

 

Observação: O consumo da beterraba diariamente na alimentação também pode ajudar a combater a anemia. Faça salada, de preferência crua. Basta ralar a beterraba depois lavada e descascada. Tempere com algumas gotas de limão, pois a vitamina C presente nas frutas cítricas ajudam na absorção do ferro pelo organismo.

Cuidados (Precauções)

O xarope não deve ser usado por pessoas diabéticas, por conter grande quantidade de açúcar. Ao oferecer o medicamento caseiro às crianças, incentive-as a escovar os dentes logo em seguida, pois o acúmulo de açúcar nos dentes pode causar cáries.

Receitas e Naturais em seu email