Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Xarope de Nabo

Apesar de não ser muito consumido aqui no Brasil, sabe-se que o nabo é uma hortaliça que possui diversas propriedades medicinais. Ele é rico em vitaminas A, C, E e do complexo B, além de sódio, cálcio, ferro, fósforo e outros minerais essenciais. O nabo também atua como um expectorante natural, ajudando a limpar as vias respiratórias. Por isso, seu consumo é altamente indicado para casos de bronquite, tosse, sinusite e outros problemas relacionados. Acredita-se ainda que a hortaliça funcione como diurético, anti-inflamatório e purificador do sangue.

O nabo pode ser consumido de diversas maneiras diferentes. Pode ser preparado assado, cozido, no vapor, ou frito. Mas uma das formas que é mais usado é cru, podendo ser utilizado em saladas.

O consumo do nabo, de qualquer forma, já auxilia no tratamento dos problemas citados acima. Mas para um alívio mais rápido desses sintomas, pode-se fazer xarope.

A receita do xarope de nabo é indicada principalmente para o tratamento da tosse, quando há necessidade de eliminar o catarro dos pulmões. O xarope também pode ser utilizado em casos de crise de bronquite, asma ou sinusite. Ele ajuda a aliviar os sintomas dessas doenças e controlar as crises. Lembramos que o uso do medicamento não dispensa a consulta médica. Somente um médico poderá fazer um diagnóstico correto.

Receita de Xarope de Nabo

Ingredientes

Você vai precisar dos seguintes itens:

  • 1 nabo
  • 1 xícara (chá) de açúcar mascavo

Modo de Preparo

Primeiramente, lave bem o nabo com água e uma esponja limpa. Depois corte-o em rodelas com mais ou menos 1 centímetro de espessura, sem retirar a casca. Distribua as rodelas em uma travessa de vidro, cobrindo com uma camada de açúcar mascavo. Se necessário, intercale camadas de nabo e açúcar. Feito isso, cubra o recipiente com um pano e deixe descansar por 12 horas. Depois desse tempo, você perceberá que um líquido se formou no fundo da travessa. Mexa um pouco e então coe o xarope. Guarde a mistura em um vidro e mantenha guardado na geladeira.

Posologia (Como Tomar o Xarope)

Nabo

Nabo, um expectorante natural

Tomar 3 colheres (de sopa) do xarope ao longo do dia: a primeira pela manhã, a segunda à tarde e a última antes de dormir. Repita o tratamento enquanto durarem os sintomas. Se não houver melhora depois do uso do xarope, procure um médico novamente para que seja receitado outro tipo de medicamento.

Precauções

O xarope não deve ser usado por diabéticos, devido a quantidade de açúcar presente na receita. Nas crianças, deve-se ter cuidado na escovação dos dentes após o uso do xarope, pois a grande quantidade de açúcar pode causar cáries.

Mais uma vez, é importante lembrar que nenhum medicamento, mesmo que seja natural, deve ser usado sem antes haver uma consulta médica. Somente um médico pode fazer diagnósticos corretos sobre qualquer tipo de doença.

Mais Receitas e Dicas Naturais

Receitas e Naturais em seu email