Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Xarope de Gengibre

Muitas pessoas pediram receitas de gengibre, então, aqui vai a receita de um xarope de gengibre que age, principalmente nas dores de garganta. O gengibre é mundialmente conhecido por atuar sobre a garganta, tanto que profissionais que usam a voz, como cantores, professores, não deixam de mastigar gengibre ou mesmo chupar balas. Além disso, o gengibre também atua no sistema digestivo evitando enjoos e náuseas.

O gengibre, nome científico Zingiber officinale, é um rizoma e sua planta pode atingir até um metro de altura, e é usado como condimento na culinária há séculos. Por seu sabor picante, vai bem com alimentos salgados, como sopas, e em alimentos doces como sucos. O gengibre tem inúmeros benefícios, indicado desde o tratamento de câncer no ovário ao enjoo; enxaqueca e cólicas.

O gengibre ajuda a aumentar a imunidade, principalmente em épocas de gripe pois é rico em vitamina C e vitaminas do complexo B. O gengibre também é indicado para casos de infecções. Este xarope é indicado também para casos de tosse seca e até mesmo bronquite.

O limão é um antioxidante e bactericida, também tem vitamina C,  pectina e limoneno que combate infecções e melhoram o sistema imunológico.

Conheça também outras formas de aumentar a imunidade e evitar a gripe e resfriados, como sucos e alimentos que melhoram o sistema imunológico.

Gengibre

Você vai precisar de:

  • 1 colher de raiz de gengibre fatiada
  • 1 xícara de chá de água
  • 2 xícaras de açúcar
  • 1 limão

Modo de Preparo:

Ferva a água e, após desligue o fogo e acrescente a raiz de gengibre. Deixe abafado por 10 minutos, acrescente o açúcar e o suco do limão e misture até dissolver.

Posologia

Adultos podem tomar uma colher de sopa três vezes ao dia. Crianças reduzem a dose para uma colher de chá.

Cuidados

Evitar excessos se há problemas estomacais

Informações Adicionais

Temos ainda a receita de xarope de guaco muito indicado também para gripes e resfriados. E xaropes expectorante, ou mesmo o xarope de nabo.

Este xarope não é para emagrecer, quem quiser usar os efeitos termogênicos do gengibre para emagrecer, indicamos várias receitas como o chá de gengibre.  Ele pode aumentar o gasto calórico em até 10%, por isso é indicado para quem quer perder peso de maneira natural.

O óleo de gengibre é usado para massagens e é muito comum no oriente. No Brasil, o gengibre chegou logo após o descobrimento, e hoje seu cultivo é comum na região do litoral sul e sudeste.

O sabor do gengibre é muito picante, e para toda receita que for utilizado deve-se usar uma pequena quantidade.

O gengibre é vendido no quilo e é facilmente achado em supermercados e sacolões. Para conservar melhor o gengibre você pode fazer o gengibre em conserva, ou guarde o gengibre na geladeira, enrolado num papel toalha e dentro de um saco de pão de papel.

Para escolher o gengibre, escolha um pesado, com a casca lisa e que não esteja mole, nem molhado ou mofado. Para usar, descasque a parte correspondente ao tamanho que for usar.

Receitas e Naturais em seu email