Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Xarope de Eucalipto

O xarope de eucalipto tem ação expectorante e descongestionante, por isso, é indicado para tratar diversos problemas respiratórios. O remédio é muito utilizado parar tratar tosses, resfriados, bronquite – aguda ou crônica, dor de garganta, asma e sinusite.

A receita caseira que será apresentada a seguir, também, ajuda a aliviar os sintomas da gripe e do resfriado. Uma vez, que ambos apresentam sintomas semelhantes e, consequentemente, o mesmo dano para o organismo. Veja como preparar o xarope em casa para cuidar de você e de toda a família.

Xarope de Eucalipto para Doenças Respiratórias

Ingredientes:

Eucalipto

Eucalipto in natura

  • 1/2 xícara (chá) de folhas de eucalipto
  • 1 xícara (chá) de água
  • 1 xícara (chá) de açúcar orgânico
  • 3 colheres (sopa) de hortelã ou menta (opcional)
  • cascas de 1 limão

Modo de Preparo: Coloque a água em uma panela e leve ao fogo até ferver. Desligue o fogo e despeje as folhas de hortelã e eucalipto picadas, realizando a infusão. Abafe por 10 minutos com um pano limpo, depois, coe. Em seguida, junte o chá das ervas com o açúcar orgânico e leve para ferver até engrossar. Então, adicione as cascas do limão e cozinhe por mais três minutos. Coe mais uma vez ou apenas retire as folhas com o auxílio de uma colher. Espere esfriar e por fim, guarde o xarope em um vidro com tampa.

Posologia: Tomar uma colher (sopa) do xarope 3 vezes ao dia.

Dica: O xarope de eucalipto apresenta um textura espessa quando está frio. Por isso, sugerimos que seja adicionada um pouco de água no frasco, para que ele seja diluído, antes de ser consumido.

Contra indicação: O chá de eucalipto não é indicado para mulheres grávidas ou lactantes. Também não é recomendado o consumo desse chá, por crianças menores de 2 anos de idade. É importante conhecer bem o organismo da criança para, então, administrar um tratamento natural. Por isso, antes de iniciar qualquer medicação, sugerimos que consulte um médico.

Curiosidades sobre o Eucalipto no Sistema Respiratório

O Eucalipto foi apresentado nesse post, como uma alternativa para o tratamento de doenças respiratórias. Isso porquê, a planta é rica em propriedades expectorantes e descongestionantes, assim como as anti-inflamatórias.

Devido à essas propriedades, o eucalipto contribui para o bom funcionamento das vias nasais. Porque, em diversas formas de utilização, a planta libera insumos que irão contribuir para o desentupimento das vias aéreas, facilitando a respiração e permitindo que os benefícios da planta chegue até os pulmões, depois de passar pela: faringe, laringe, traqueia e brônquios.

Essa capacidade de permear o sistema respiratório faz do eucalipto um excelente repelente de insetos. Isso porque, esses animais são sensíveis ao aroma liberado pelo planta, em sua forma de aromatizante ou repelente.

Por isso, ao purificar o ar com um incenso de eucalipto, além de disseminar frescor pelo ambiente, você também estará contribuindo para que o espaço se veja livre dos insetos. Porque a fumaça liberada pelo incenso irá entrar em contato com o sistema respiratórios desses animais e consequentemente espantá-los ou mesmo matá-los, dependendo da concentração de substratos presentes na composição do produto.

Mais Receitas e Dicas Naturais

Receitas e Naturais em seu email