Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Xarope de Cebola

A cebola está sempre presente em nossa cozinha, ela dá um sabor especial aos alimentos, além do cheirinho gostoso que deixa na comida. Mas nem todos conhecem os seus benefícios para a saúde. No que diz respeito aos nutrientes, ela possui cálcio, fósforo, magnésio, ferro, potássio, zinco, cobre, manganês, vitaminas C e do complexo B. Além disso, diversas pesquisas mostram que o consumo da cebola, principalmente crua, reduz os riscos de aparecimento de diversas doenças.

A medicina popular também utiliza a cebola no tratamento de doenças respiratórias, devido à sua ação expectorante e anti inflamatória. Por isso, o xarope de cebola, que ensinamos a seguir, pode ser utilizado em casos de bronquite e outros problemas respiratórios.

Veja como é fácil de fazer e você poderá evitar os medicamentos cheios de química, especialmente para as crianças, além de economizar na farmácia.

Ingredientes

Você vai precisar dos seguintes itens:

Cebola

Receita: xarope de cebola para bronquite

  • 3 cabeças de cebolas
  • 1/2 kg de mel
  • Suco de 3 limões

Modo de Preparo

Para fazer o xarope, basta bater todos os ingredientes no liquidificador e guardar em um recipiente com tampa na geladeira.

Posologia (Como Usar o Xarope)

Para adultos, a indicação é de 4 colheres (sobremesa) durante o dia. Já para as crianças, essa dose deve ser menor: 2 colheres (sobremesa) por dia. Tome o xarope enquanto persistirem os sintomas.

Cuidados (Precauções)

É sempre importante lembrar que os xaropes feitos com açúcar, rapadura ou mel não devem ser consumidos por pessoas com diabetes. Se você é diabético, prefira um chá sem adição de açúcar. Os chás, assim como os xaropes, ajudam na expectoração e ajudam a eliminar os sintomas de gripes, resfriados e outras doenças respiratórias, como a bronquite.

Acesse o link para aprender a fazer um chá de cebola que poderá acabar com os sintomas de gripes e resfriados. Mas se for diabético, retire o mel ou açúcar da receita.

Lembre-se que somente um médico pode dar o diagnóstico correto sobre qualquer doença. Por isso, caso os sintomas não desapareçam após alguns dias de tratamento, procure um médico.

Mais Informações

Este xarope pode ser preparado com a cebola branca ou roxa. Mas se você deseja um tratamento para a sinusite, aprenda a fazer um xarope com cebola roxa que também é expectorante. Veja a receita aqui!

A cebola roxa, além de todas as propriedades ditas acima, ainda tem antioxidantes, que estão presentes em todos os alimentos de coloração roxa, como as uvas e o repolho roxo, por exemplo. Estes antioxidantes previnem o envelhecimento das células, evitando o envelhecimento precoce da pele, que causa rugas e linhas de expressão. O consumo frequente de alimentos de coloração roxa também evita alguns tipos de câncer, já que a maioria dos tumores são causados por células que se desenvolvem de forma errada, muitas vezes pelo envelhecimento precoce, ou pelos radicias livres, que causam a multiplicação errada das células.

Enfim, seja roxa ou branca, consuma sempre cebolas em suas refeições! Além de saborosa, ela faz muito bem à saúde!

Receitas e Naturais em seu email