Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Xarope de Cebola e Agrião

A sinusite é uma inflamação que causa o acúmulo de muco nos seios da face. Os principais sintomas dessa doença são: dor de cabeça, tosse, coriza, febre e mau hálito. Ocorre também a sensação de peso no rosto, especialmente na testa e nas maçãs do rosto, onde se localiza a inflamação. É comum uma secreção espessa e amarelada, mas se a sinusite for bacteriana, esta secreção pode ser esverdeada. Em alguns casos também pode ocorrer a perda do olfato e do paladar.

É muito comum que a sinusite apresente sintomas durante uma gripe, pois está relacionada ao vírus Influenza. Mas também pode ocorrer devido a presença de bactérias, especialmente após alergias. Elas ficam nas secreções nasais e podem causar a inflamação nos seios da face.

Existem vários tipos de sinusite. Quando a inflamação é dos dois lados da face, chamamos de sinusite bilateral, e quando a inflamação ocorre somente em um dos lados da face, chamamos de sinusite unilateral. A duração dos sintomas também determina o tipo de sinusite. Quando ela dura menos de 4 semanas, é chamada de sinusite aguda, e normalmente é causada por vírus. Já quando dura mais de 4 semanas é chamada de sinusite crônica e quase sempre é causada por bactérias.

Como Tratar a Sinusite

A sinusite tem cura e precisa ser tratada de forma correta. Normalmente o médico aconselha o uso de sprays nasais, analgésicos, corticoides orais ou antibióticos, por exemplo. Se você estiver com esses sintomas, pode procurar um clínico geral ou um otorrinolaringologista.

Mas se você prefere remédios naturais, pode contar com alguns medicamentos caseiros, que também atuam no tratamento desses sintomas, como é o caso do xarope de cebola e agrião.

O agrião é um excelente expectorante, ou seja, ajuda na eliminação de catarro. Já a cebola tem ação anti-inflamatória e antibacteriana, atacando diretamente as causas da sinusite. É uma combinação perfeita para tratar essa doença. Se você sofre com esse problema veja como preparar o xarope de cebola e agrião em sua casa.

Xarope de Cebola e Agrião – Receita

Ingredientes

Xarope de Agrião e Cebola

Receita de xarope caseiro

Você vai precisar dos seguintes itens:

  • 1 maço de agrião
  • 3 cabeças de cebola roxa
  • 1 kg de açúcar mascavo
  • 2 xícara (de chá) de água filtrada

Modo de Preparo

Primeiramente, lave bem o agrião. Depois pique as folhas e os talos. Descasque as cebolas roxas depois pique. Junte esses ingredientes em uma panela e acrescente o açúcar e a água. Leve ao fogo baixo e deixe cozinhar por 1 hora, mexendo de vez em quando. Espere esfriar e depois use um pano limpo para espremer o melado. Guarde o xarope em um recipiente com tampa, em local fresco e seco. Não é necessário colocar na geladeira.

Posologia (Como Usar o Xarope)

Tomar 1 colher (de sopa) do xarope 4 vezes ao dia pelo período de 1 mês.

Cuidados (Precauções)

Assim como outros xaropes, essa receita não deve ser consumida por diabéticos, devido ao alto teor de açúcar. Não use mais que a quantidade indicada por dia.

Receitas e Naturais em seu email