Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Xarope de Caraguatá

O caraguatá (Bromelia pinguin) é uma planta originária do cerrado brasileiro. Ele apresenta folhas longas e espinhosas, semelhantes às do abacaxi, e frutos de cor amarelada que podem ser consumidos de diferentes formas. Na medicina popular, esses frutos são usados no preparo de chás e xaropes contra a pneumonia, a tosse e a gripe.

Com as instruções abaixo, você aprenderá a fazer um xarope com os frutos do caraguatá e o guaco. A combinação é indicada para quem sofre com a tosse seca (sem produção de catarro), pois tem ação expectorante e emoliente. Além dos ingredientes, você vai precisar de um vidro escuro para armazenar o xarope.

Caraguatá

Caraguatá

Você vai precisar de:

  • 1 kg de açúcar mascavo
  • 1 litro de água
  • 10 frutos de caraguatá
  • 5 folhas de guaco

Modo de Preparo:

Para fazer o xarope, junte o açúcar mascavo com a água em uma panela e leve ao fogo – você também poderá usar a mesma quantidade de rapadura ou açúcar cristal em vez do açúcar mascavo. Depois acrescente os frutos caraguatá e as folhas e mantenha em cozimento por aproximadamente 1 minuto. Coe o xarope, espere esfriar e guarde em um vidro escuro com tampa. Coloque um rótulo para se lembrar da data em que ele foi preparado e armazene em local fresco.

Posologia

Tomar 1 colher (sopa) de xarope de caraguatá 3 vezes ao dia. Se o tratamento for usado por uma criança, é preciso reduzir essa dose pela metade.

Precauções

  • Se você é diabético, evite fazer uso desse ou qualquer outro xarope que contenha açúcar. Prefira os chás, que também são benéficos e não aumentam a glicose;
  • O xarope dura até 6 meses se for guardado adequadamente. Use um vidro esterilizado, tampe bem e deixe-o sempre em lugar arejado e à sombra;
  • Os idosos, assim como as crianças, devem tomar somente meia dose do xarope, já que têm o organismo mais sensível.

Mais Receitas e Dicas Naturais

Receitas e Naturais em seu email