Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Xarope de Angico

O angico é uma árvore com diversas propriedades medicinais, principalmente quando utilizamos a sua casca. O xarope preparado com o angico é eficiente no tratamento de doenças respiratórias, como a asma, a bronquite e a tosse. Isso porque ele atua como expectorante, além de suas funções adstringente, depurativa e hemostática.

O xarope natural pode ser preparado em casa, desde que se siga as recomendações abaixo. No entanto, é sempre importante lembrar que um médico deve ser consultado, pois os sintomas respiratórios podem estar associadas a diversos tipo de doenças. Somente um médico pode fazer o disgnóstico correto.

Receita de Xarope de Angico

Ingredientes

Você vai precisar dos seguintes itens:

  • 1 pedaço de entrecasca de angico
  • 1 1/2 litro de água
  • 1/2 kg de  rapadura

Modo de Preparo

Angico

Angico

Primeiramente, é preciso desfiar a entrecasca do angico. Depois junte-o com a água e deixe cozinhar em fogo baixo por cerca de 10 minutos. Em seguida, acrescente a rapadura (previamente picada) e mantenha no fogo até que derreta e cozinhe. Feito isso, espere esfriar e coe com um pano limpo. Guarde o xarope pronto em um pote de vidro limpo e com tampa. Mantenha guardado na geladeira.

Posologia (Como Usar o Xarope)

Tomar 1 colher (sopa) do xarope de angico antes das refeições.

Cuidados (Precauções)

A planta não deve ser usada em excesso, ou poderão ocorrer lesões no septo e na boca. As grávidas e as mulheres que estão amamentando não devem utilizar o xarope.

Como foi ensinado, o xarope deve ser feito a partir da casca do tronco da árvore. As folhas são tóxicas e não devem ser usadas no preparo de chás ou xaropes. Quando estão secas, assim como as sementes, podem ter efeitos alucinógenos.

Outras Propriedades do Angico

Além de atuar no tratamento de doenças respiratórias, o Angico, que também é chamado de Monjoleiro, tem outras propriedades. O consumo do xarope ou do chá de angico pode ser eficiente nos casos de diarreia e disenteria.

Também pode ser usado nos casos de gonorreias ou leucorreias.

Alguns estudos mostraram benefícios da planta em relação ao raquitismo, que é uma doença causada pela falta de vitamina D, que provoca o enfraquecimento dos ossos.

Além das suas propriedades medicinais, o angico é uma árvore com madeira de excelente qualidade, sendo muito utilizada na fabricação de móveis e outros objetos. É uma árvore bastante encontrada no Brasil.

É muito importante valorizar a flora brasileira, que além de trazer beleza, pode trazer muitos benefícios medicinais, ajudando na cura, tratamento e prevenção de diversas doenças.

Mas não se esqueça: só utilize medicamentos naturais depois de consultar um médico e ter o diagnóstico correto. E sempre procure informações de fontes confiáveis. Todo cuidado é pouco quando o assunto é a saúde.

Receitas e Naturais em seu email