Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Receita de Xarope de Agrião e Suco de Agrião

O xarope de agrião é um remédio caseiro bastante eficaz no combate da tosse e outras doenças respiratórias. O segredo está nas substâncias contidas no agrião, que são muito benéficas para a nossa saúde. A planta é rica em vitaminas A e C, que atuam como expectorante e descongestionante. Além disso, essas vitaminas ajudam a reforçar o nosso sistema de defesa, evitando, assim, que o corpo seja atingido por infecções virais ou bacterianas.

Dessa forma, o xarope de agrião descongestiona os pulmões, por meio da eliminação de muco, e melhora a respiração. Veja o modo de preparo e como usar o remédio natural.

Você vai precisar de:

  • 1 maço de agrião
  • 1 copo (250 ml) de mel
  • 2 colheres (sopa) de açúcar
  • Água filtrada

Modo de preparo:

Primeiramente, lave bem as folhas de agrião. Depois pique tudo, incluindo os talos e coloque em uma panela juntamente com o açúcar. Aos poucos, o agrião irá liberar água, mas, se começar a agarrar, vá pingando água filtrada. Deixe cozinhar por alguns minutos e desligue o fogo. Depois que esfriar, coe a mistura e adicione o mel. Guarde em um pote de vidro bem limpo e com tampa.

Posologia

Tomar 1 colher (sopa) do xarope 3 vezes ao dia.

Aprenda a fazer o xarope de agrião

Aprenda a fazer o xarope de agrião

Cuidados

O xarope não é indicado para pessoas diabéticas, por conter grandes quantidades de açúcar. Dica: os diabéticos podem optar pelo suco de agrião com abacaxi sem açúcar.

Mulheres no início da gestação também devem evitar o uso do agrião, pois ele pode causar irritação no estômago e nas vias urinárias. Após o terceiro mês de gravidez, o xarope pode ser usado, sem problemas.

Benefícios do Agrião para a Saúde

Além de ser um excelente expectorante e descongestionante e reforçar o sistema imune, aliviando a tosse e eliminando o muco, o agrião é uma folha com outras propriedades, que podem sempre ser usadas a nosso favor.

Suas folhas verde escuras são ricas em ferro, por isso ajudam a acabar com a anemia e fortalecer o sangue. As vitaminas A, B6, B12 e C, assim como o ácido fólico, também são fortificantes. O agrião ainda é rico em minerais como o magnésio e fósforo.

As folhas de agrião auxiliam na digestão e atuam no tratamento de doenças no fígado. As vitaminas contidas nas folhas também são boas para o funcionamento da visão e da memória, assim como a concentração e o bom humor.

O agrião também contém boa quantidade de vitamina B6, nutriente que atua nos neurotransmissores como a serotonina e dopamina, responsáveis pela sensação de bem-estar.

Para aproveitar os benefícios do agrião no dia-a-dia, você pode optar também por tomar o suco das folhas. Veja como é simples e fácil de fazer!

Suco de Agrião – Receita

Ingredientes

  • 2 ramos de agrião
  • 1 copo de suco de laranja

Modo de preparo

Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata bem. Consuma este suco três vezes ao dia, entre as principais refeições.

Você pode incluir as folhas na refeição diária em saladas cruas também! O sabor é azedinho, mas é uma delícia!

 

Receitas e Naturais em seu email