Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Xarope de Abacaxi com Gengibre

Os xaropes caseiros são ótimas opções naturais para quem precisa aliviar problemas como a tosse, o catarro no peito, resfriados, congestão nasal e outros. Esta receita combina dois ingredientes muitos bons. O gengibre fortalece as defesas do organismo e o abacaxi é expectorante. Assim, a junção de ambos faz com que o xarope seja bastante eficaz para combater os problemas respiratórios.

Ingredientes

Para fazer o xarope, você vai precisar de:

Abacaxi e Gengibre

Combinação muito saudável

  • 1 xícara (chá) de água filtrada
  • 1 xícara (chá) de açúcar mascavo
  • 1 xícara (chá) de abacaxi picado
  • 1/4 de xícara (chá) de gengibre ralado

Modo de Preparo

Junte a água e o açúcar mascavo em uma panela e leve para cozinhar até engrossar. Depois adicione os demais ingrediente e mantenha cozinhando em fogo baixo por cerca de 15 minutos. Desligue, espere esfriar e triture no liquidificador. Guarde em um recipiente de vidro com tampa na geladeira.

Posologia (Como Usar o Xarope)

Tomar 1 colher (sopa) do xarope 3 vezes ao dia, ao aparecerem os primeiros sintomas de tosse, catarro, congestão nasal, resfriados. O ideal é que se tome uma colher ao acordar, outra no meio da tarde e a última antes de dormir.

Precauções

Por conter açúcar, o xarope não deve ser consumido por diabéticos. Nesses casos, o ideal é preparar somente o chá com o gengibre e o abacaxi e consumir morno ou quente.

Se os sintomas persistirem, procure um médico para que seja receitado outro medicamento. Como os ingredientes são naturais, é muito raro ocorrer alguma reação depois do uso do xarope, mas em alguns casos isolados pode ocorrer algum tipo de irritação devido alguma alergia a um dos componentes. Nesse caso, suspenda o uso e procure um médico imediatamente.

Propriedades do Gengibre

Já falamos várias vezes sobre as diversas propriedades dessa raiz. Por ser uma planta termogênica, o gengibre aquece o corpo, ajudando a eliminar os sintomas de gripes e resfriados. Além disso, o gengibre ajuda a fortalecer a defesa do organismo.

Para quem deseja emagrecer, o gengibre é um ótimo aliado. Veja algumas receitas de chás que utilizam a raiz como ingrediente, que ajudam no emagrecimento, além de fortalecer o sistema imunológico e ajudar no tratamento de gripes e resfriados:

Propriedades do Abacaxi

Essa fruta é excelente para tratar gripes, resfriados, tosse e catarro no peito, pois tem propriedades expectorantes. Ele também reforça as defesas do organismo, pois contém vitamina C. Isso faz com que as doenças respiratórias sejam evitadas, até mesmo a asma e bronquite podem ser prevenidas pelo uso diário do abacaxi.

A fruta também pode ser utilizada para aliviar dores de garganta, principalmente em forma de xarope, como ensinado acima.

Receitas e Naturais em seu email