Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Como fazer Xarope com Mel usando qualquer ingrediente

Os xaropes são bebidas açucaradas usadas como medicamento natural. Eles geralmente são feitos com açúcar, melado ou mel, que têm o papel de engrossar o líquido, deixando-o mais consistente. Essa consistência tem função importante no combate às doenças respiratórias, uma vez que ajuda a limpar as vias aéreas.

O mel é um dos ingredientes mais poderosos para o preparo de xaropes caseiros. Além de ter a consistência adequada, ele também possui propriedades medicinais. Assim, quando juntamos o mel com ervas, frutas e vegetais, somamos os benefícios para a produção de um medicamento natural mais eficiente.

Benefícios do Mel Para a Saúde

O mel é um expectorante natural. Isso quer dizer que ele favorece o processo de eliminação do muco acumulado nas vias aéreas, ajudando no tratamento da tosse e outras doenças respiratórias. Ele também tem ação anti-inflamatória e antibiótica, sendo ideal o seu uso para tratar problema causados por bactérias, como a sinusite e a infecção de garganta. O produto ainda contém propriedades antioxidantes, calmantes, digestivas e antissépticas.

Essas combinação de benefícios faz com que os xaropes com mel sejam muito mais saudáveis. Leia mais sobre o mel aqui.

Uso do Mel no Preparo de Xaropes

A maior parte dos xaropes serve para tratar problemas respiratórios. Por conter propriedade medicinais especiais para as vias aéreas, o uso do mel do preparo das receitas caseiras é altamente indicado. Ele é melhor que o açúcar branco, pois agrega nutrientes e benefícios terapêuticos. Mas para aproveitar todas as vantagens do doce das abelhas, o ideal é usar o mel puro de boa procedência.

O mel orgânico é uma opção ainda melhor, porque não contém substâncias nocivas para o organismo.

Xarope com mel

É possível usar diversas ervas para fazer o xarope com mel.

Para fazer os xaropes com mel em casa, use:

  • 500 ml de uma infusão
  • 500 ml de mel puro

A infusão pode ser feita com a planta de sua preferência. Você pode escolher o guaco, abacaxi, gengibre, limão ou o eucalipto, por exemplo. A lista é vasta e em cada um destes links você pode ter mais informações sobre os xaropes produzidos com mel. Depois de preparar o chá, adicione o mel e leve ao fogo para engrossar. Depois que estiver com a consistência de um xarope, desligue e guarde em um recipiente de vidro escuro.

Contraindicações

O xarope com mel não pode ser usado por pessoas que sofram com o diabetes. Como o mel tem alto índice glicêmico, a ingestão do remédio elevará rapidamente o índice de açúcar no sangue, comprometendo a saúde do diabético. A dica, nesses casos, é usar somente o chá das plantas, sem adoçar.

Crianças pequenas e idosos também precisam de cuidado ao usar os xaropes. As doses indicadas para eles são menores e é preciso acompanhamento de um especialista.

Mais Receitas e Dicas Naturais

Receitas e Naturais em seu email