Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Xarope Caseiro de Maçã

Problemas respiratórios podem se apresentar de forma crônica, que acompanha a pessoa durante a toda a vida, e também podem aparecer em determinados momentos, como em época secas e frias, por exemplo. Pessoas alérgicas também têm mais chances de apresentar algum tipo de problema respiratório.

E para aliviar os sintomas desses problemas respiratórios, nada melhor que um bom xarope caseiro. Hoje ensinaremos você a preparar o xarope de maçã, que pode ser usado para dor de garganta, rouquidão e tosse. Além de conter antioxidantes, vitaminas e sais minerais, a maçã também atua como expectorante e aumenta as defesas do organismo. Além disso, a textura do xarope ajuda a limpar as vias respiratórias.

A receita é eficaz e muito prática. O melhor de tudo é que os ingredientes são facilmente encontrados na geladeira ou na dispensa. Veja o passo a passo e aproveite os benefícios garantidos pela sabedoria popular.

Receita de Xarope de Maçã

Ingredientes

Xarope de Maçã

Receita de xarope natural para tosse outros males

Você vai precisar dos seguintes itens:

  • 2 maçãs médias
  • ½ litro de água
  • 3 colheres (sopa) de açúcar mascavo

Modo de Preparo

Lave bem as maçãs usando uma buchinha limpa e corte-as em quatro partes. Coloque os pedaços para cozinhar em água fervente por cerca de 10 minutos. Use um pano limpo para coar o sumo da maça. Esprema com as mãos para extrair a maior quantidade de suco possível. Junte o açúcar a essa mistura e volte para o fogo até engrossar. Espere esfriar para guardar. Guarde o xarope em um pote de vidro bem limpo e seco, de preferência de cor escura e com uma tampa que vede bem.

Dica: na falta do açúcar mascavo, use o açúcar cristal na mesma quantidade.

Posologia (Como Usar o Xarope)

Tome 3 colheres (sopa) do xarope ao longo dia. Importante: o xarope não deve ser consumido por diabéticos, já que a receita possui grande quantidade de açúcar.

Propriedades da Maçã

Agora que aprendemos a fazer este xarope super prático e fácil, vamos entender mais sobre as propriedades da maçã e como ela pode atuar na nossa saúde.

Além de atuar no alívio dos sintomas de problemas respiratórios, como a tosse e a rouquidão, a maçã também atua no alívio dos sintomas da asma. Uma pesquisa recente submeteu algumas crianças com asma a um teste bem simples: um grupo de crianças tomavam suco de maçã todos os dias, enquanto o outro grupo só tomava o suco uma vez por semana. No final da pesquisa, foi constatado que as crianças que tomavam o suco diariamente tinham menos chiado que as crianças do outro grupo.

O consumo frequente de maçãs também pode evitar o câncer de pulmão, devido a grande quantidade de flavonoides quercetina e naringina das maçãs. Outros tipos de câncer também podem ser evitados com o consumo de maçãs, como o câncer de mama, de cólon e de fígado.

E a grande quantidade de pectina contida nessa fruta ainda pode ajudar na prevenção da diabetes. Portanto, coma uma maçã por dia e poderá evitar várias doenças. E se quiser acabar com os sintomas chatos das doenças respiratórias, não deixe de experimentar o xarope de maçã.

Receitas e Naturais em seu email