Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Tratamento Natural para Bronquite

A bronquite é uma doença muito comum, que afeta homens, mulheres, adultos e crianças. É uma doença crônica, ou seja, geralmente a pessoa convive com esta doença a vida inteira, podendo somente atenuar os sintomas através de tratamentos. Em algumas épocas do ano, esses sintomas ficam mais graves, na maioria das pessoas. Normalmente, esse agravamento da doença acontece em épocas secas e frias. Mas o que é a bronquite?

É um problema caracterizado pela inflamação dos canais que levam ar até os pulmões, conhecidos como brônquios. A doença pode se manifestar de duas formas: bronquite crônica e bronquite aguda. A diferença consiste no tempo de duração das crises, que na forma aguda dura apenas alguns dias, enquanto na forma crônica permanecem por vários anos. A bronquite aguda é comumente causada por vírus e, em alguns casos, por infecção bacteriana. Já a bronquite crônica está relacionada ao tabagismo, sendo rara em indivíduos que não fumam.

Em ambas as formas, o principal sintoma da bronquite é a tosse, que pode ser seca ou produtiva. A tosse seca é aquela que não produz nenhuma secreção. Já na tosse produtiva é produzido um muco, que chamamos de catarro. Outros sintomas são: falta de ar, chiado, cansaço e cianose. No caso da bronquite aguda, não existe um tratamento específico para a doença, mas apenas medicações que ajudam a reduzir os sintomas. Já na bronquite crônica, o ideal é parar de fumar e se manter longe de ambientes onde as pessoas fumam.

Também é importante beber muita água, lavar as mãos para evitar as contaminações e não inibir a tosse, pois ela ajuda na expectoração.

Tratamento Natural – Receita de Xarope

Como já dissemos acima, durante uma crise aguda de bronquite, não há muito o que fazer. Mas alguns medicamentos podem aliviar os sintomas, inclusive medicamentos naturais. O xarope que ensinamos logo abaixo ajuda a combater os sintomas da bronquite aguda. Lembre-se que um médico deve ser consultado para que se conheça a gravidade da doença.

Ingredientes

Gengibre

Gengibre para tratamento da bronquite

Você vai precisar dos seguintes itens:

  • 1 xícara (chá) de rapadura picada ou açúcar mascavo
  • 1 fatia fina de gengibre
  • 1 folha de guaco socada
  • 1 rodela de abacaxi picado
  • 1 xícara (chá) de água

Modo de Preparo

Em uma panela média, ferva a água juntamente com a rapadura e o gengibre. Depois que levantar fervura, acrescente o abacaxi e a folha de guaco. Deixe cozinhar por alguns minutos, desligue e coe. Guarde em um recipiente de vidro com tampa.

Posologia (Como Usar o Xarope)

Tomar 1 colher (sopa) do xarope todas as noites, antes de dormir, até acabar a crise de bronquite.

Cuidados

Por ser um medicamento natural, acredita-se que não haja nenhum mal em utilizar o tratamento em crianças, mas nesses casos é sempre bom consultar o pediatra.

Se estiver grávida, pergunte seu médico se o xarope pode ser utilizado sem trazer riscos para você e o bebê.

Diabéticos não devem utilizar o xarope, pois contém grande quantidade de açúcar.

Receitas e Naturais em seu email