Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Xarope para tratamento da azia

Basta comer certos tipos de alimento ou exagerar um pouquinho para que algumas pessoas comecem a sofrer com os sintomas da azia. A sensação de queimação se espalha da boca do estômago até a garganta e o incômodo é garantido. A azia também pode ser acompanhada de dores no estômago e refluxo (quando o alimento volta do estômago para o esôfago).

A azia é causada pela presença de ácido no esôfago, provocando a sensação de queimação. Alimentos muito ácidos, gordurosos, picantes ou condimentados normalmente são os responsáveis pela azia. Por isso, frituras, refrigerantes, bebidas alcoólicas, frutas ácidas, pimenta e chocolate devem ser evitados por quem sofre com azias constantes.

De um modo geral, uma alimentação adequada, atividade física e bons hábitos são essenciais para acabar com a azia. Além dos alimentos que irritam o aparelho digestivo, o sedentarismo, o alcoolismo e o tabagismo contribuem para o refluxo da secreção ácida e causam queimação.

Se você padece constantemente com a azia, o ideal é que se procure um médico para que ele verifique se há alguma doença causando o refluxo e a queimação. Além da mudança de hábitos, a uva pode ser uma grande aliada para reduzir a queimação no estômago. Desde a antiguidade, é comum tomar um cálice de vinho após as refeições, para ajudar na digestão. O excesso de álcool, no entanto, pode agravar a produção de ácido no processo digestivo. Por isso, veja como reduzir o teor alcoólico do vinho e se beneficiar dos seus poderes digestivos.

Xarope de Vinho

Remédio para azia

Você vai precisar de:

  • 1/2 kg de uvas
  • 1 garrafa de vinho
  • 4 cravos da índia
  • 1 pau de canela
  • 1 kg de açúcar mascavo
  • 1 l de água

Modo de Preparo:

  1. Cozinhe as uvas na água, depois esmague e coe o líquido;
  2. Junte o concentrado de uva com a açúcar, o cravo, a canela e o vinho;
  3. Leve a mistura ao fogo e deixe ferver até ficar no ponto de xarope.

Posologia

Beba 1 colher de sopa do xarope 3 vezes ao dia, de preferência após as refeições.

Cuidados

Por conter álcool, o xarope deve ser evitado por pessoas com tendência ao alcoolismo ou que sofram com problemas de fígado. Também não é recomendado para quem tem diabetes ou glicose alta, já que o xarope leva bastante açúcar.

Mais Receitas e Dicas Naturais

Receitas e Naturais em seu email