Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Temperos Naturais

O que você costuma usar para temperar os alimentos? Aqui no Brasil, o alho e o sal são os preferidos na culinária, mas o uso de temperos industrializados também é bastante comum. A verdade é que pouca gente pensa em aproveitar os benefícios de ervas e condimentos para deixar a comida mais saudável e nutritiva. Que tal começar a pensar nisso?

História dos Temperos

Temperos Naturais

Temperos Naturais

De acordo com a Wikipedia, “tempero é o nome que se dá ao conjunto de condimentos, cuja função é realçar o gosto do prato”. Muitos dos ingredientes que usamos hoje para temperar os alimentos vieram de terras distantes, há vários séculos. Durante o período das grandes navegações, o valor das especiarias (canela, cravo, pimenta do reino, noz moscada e outros) eram mais valiosas que o ouro, por causa disso, foram até usadas como moeda. Nesse momento da história, os europeus viajavam durante muitos meses em seus navios para chegar até a China e a Índia, onde esses produtos eram comercializados.

Os Perigos do Sal

Além dos condimentos, outro produto usado historicamente como tempero é o sal. Ele também já foi usado como moeda no pagamento de soldados, dando origem a palavra salário. Hoje em dia, mesmo tendo perdido o alto valor, o sal segue como ingrediente indispensável da nossa alimentação. O problema é que o excesso de sal pode fazer muito mal para a saúde. Ele causa hipertensão arterial, doenças cardiovasculares, problemas renais e retenção hídrica. O ideal é consumir no máximo 5 g do produto por dia, mas a maior parte dos brasileiros consome bem mais do que isso.

A Solução Natural

Ervas e condimentos são ótimos para substituir o uso do sal em excesso. Eles também ajudam a ressaltar o sabor natural dos alimentos, fazendo com que eles fiquem gostosos sem estarem muito salgados. Por conter vitaminas, sais minerais e outras substâncias importantes, os temperos naturais ainda são mais nutritivos e complementam a alimentação. A dica é experimentar vários temperos diferentes, fazer misturas e ir educando o seu paladar. Em pouco tempo você terá reduzido o consumo de sal!

Mais Receitas e Dicas Naturais

Receitas e Naturais em seu email