Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Tempero de Tomilho

Poucas ervas são tão versáteis como tempero quanto o tomilho (Thymus vulgaris). As folhinhas secas ou frescas podem ser usadas em praticamente qualquer tipo de prato salgado, acrescentando sabor e aroma aos alimentos. Além disso, a erva possui diversas propriedades terapêuticas comprovadas cientificamente.

História da Erva

Os primeiros usos registrados do tomilho datam de 3000 a.C, pelos Sumários. Na antiguidade, os egípcios usavam a planta como bálsamo no processo de mumificação dos mortos. Ela também era usada na Grécia, para perfumar os ambientes. A palavra thimus, em grego, significa “coragem”. Os gregos acreditavam que o tomilho poderia trazer sabedoria, força e determinação. Por isso, os romanos se banhavam com imersões de tomilho antes de partir para guerra.

Tomilho

Que tal plantar a erva em um vasinho?

Uso Como Tempero

Na cozinha, são usados 3 tipos diferentes de tomilho: o tomilho-limão, o tomilho de jardim e o tomilho-alcarávia. Apesar de semelhantes, cada um deles tem características diferentes. O primeiro deles recebe esse nome por ter aroma parecido com o do limão. Ele pode ser usado em pratos salgados e doces, principalmente na forma fresca. Já o tomilho de jardim é o mais comum em mercados. Seu aroma é mais acentuado na forma fresca. Por fim, o tomilho-alcarávia tem sabor mais marcante, combinando muito bem com pratos à base de carne.

Como Utilizar

Quando as folhas ainda estão frescas, é necessário retirá-las delicadamente dos galhinhos com os dedos. Antes de colocá-las nos alimentos, esfregue com as mãos ou pique-as para dar mais sabor e aroma ao prato. Já na forma seca, o uso é mais simples: basta colocar diretamente sobre o alimento a ser temperado.

Dica: uma excelente maneira de usar o tomilho é juntamente com o sal. Primeiro torre o sal em um frigideira. Depois leve ao processador com tomilho seco e outras ervas do seu gosto. Triture bem e guarde em um recipiente hermeticamente fechado. Se armazenado à sombra e sem umidade, o tempero dura alguns meses.

Fonte: www.temperaria.com.br

Mais Receitas e Dicas Naturais

Receitas e Naturais em seu email