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Receita Natural

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Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

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Tempero Caseiro

Estamos sempre falando do uso de ervas em chás e outros remédios naturais. Hoje falaremos de uma outra forma bastante comum se utilizar as ervas: os temperos. Muitas plantas são capazes de tornar os alimentos mais saborosos e aromáticos. Além disso, os temperos caseiros são mais benéficos para a saúde que os produtos industrializados. Além de não fazerem mal, eles ainda podem fazer bem.

Uma dica muito importante é reduzir a quantidade de sal utilizada na hora de temperar os alimentos. Abuse do alho, cebola, pimenta e outras ervas capazes de destacar o sabor dos pratos. Lembre-se que devemos ingerir no máximo 6 gramas de sal todos os dias – cerca de 6 colheres rasas de café.

A seguir, ensinamos você a preparar um tempero repleto de ervas, ideal para utilizar em carnes, legumes, feijão, massas e outros alimentos. Para conhecer mais sobre as ervas utilizadas, clique nos links.

Receita de Tempero Caseiro

Tempero Caseiro

Receita de Tempero Caseiro

Ingredientes

Modo de Preparo

Descasque as cebolas e corte-as em quatro partes. Junte as cebolas, o alho e o azeite no liquidificador e bata até obter uma pasta cremosa. Acrescente os demais ingredientes e bata mais uma vez, até que estejam bem triturados. Despeje em um pote limpo com tampa e guarde na geladeira.

Algumas Dicas

Como você deve ter observado, o tempero não leva sal. Caso seja necessário, inclua um pouquinho de sal na hora do preparo, levando em consideração as recomendações de consumo do produto.

Outra dica importante é lavar bem todas as folhas antes de preparar o tempero. Se não gostar do sabor de algumas delas, ou não encontrar para comprar, substitua por outra da receita, dobrando a quantidade. O ideal é utilizar as folhas frescas, mas se não as tiver em mãos, é possível recorrer às ervas secas, que normalmente são encontradas em qualquer supermercado ou mercearia.

Benefícios do Tempero Caseiro

Como já dissemos, os temperos caseiros podem trazer benefícios para a saúde, a começar pelo alho, que pode diminuir os níveis de colesterol e resultar em uma pressão arterial mais baixa. O alho também tem algumas propriedades que podem ajudar a prevenir o câncer e também reduzir os sintomas em pacientes com esta doença. A maioria dos benefícios de saúde do alho são atribuídos ao composto alicina.

O manjericão é uma erva calmante, que tem também propriedades analgésicas e ajuda a tratar problemas estomacais.

O alecrim atua como anti-inflamatório, antidepressivo, e é um excelente analgésico contra dores de cabeça e cólicas menstruais. Também é indicado para problemas de insônia, má circulação e gases intestinais.

A cebola, especialmente a roxa, fortalece o sistema imunológico e ainda é rica em antioxidantes, que combatem os radicias livres.

O orégano é antisséptico, diurético, expectorante e estimulante.

Deu para perceber que o uso diário desse tempero melhora bastante a saúde, não é mesmo? E olha que nem falamos de todas as ervas presentes na receita. Então, aproveite as propriedades medicinais das ervas não só em chás, mas também nesse tempero caseiro, que é tão fácil de fazer.

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