Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Receita de Tempero: Gengibre, Pimenta do Reino, Cúrcuma e Páprica

O modo como temperemos as comidas é fundamental para a manutenção da boa saúde. No Globo Repórter que foi ao ar no dia 04/09/2015, a equipe foi em busca de informações sobre os benefícios de especiarias e ervas medicinais.

Um dos destaques do programa foi o gengibre, que fortalece as defesas do organismo, combate o desânimo e trata as náuseas, além de ser um anti-inflamatório natural. A repórter foi até a cidade de Três Coroas, na Serra Gaúcha, onde encontrou um tibetano que cultiva e utiliza o gengibre para temperar os alimentos servidos em seu restaurante.

A raiz milenarmente utilizada na Oriente também vem sendo pesquisada na Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde cientistas buscam descobrir uma combinação de especiarias capaz de combater o câncer.

Os pesquisadores isolaram substâncias do gengibre, da páprica, da cúrcuma e da pimenta do reino. Nos testes, os compostos ativos desses condimentos é aplicado nas células cancerosas, que não resiste e morre. Segundo Eliane Filho, professora do Instituto de Nutrição da UFRJ:

“O que a gente consegue identificar é que, ao adicionar os compostos presentes nessas especiarias, a gente leva a célula cancerosa à morte. Isso é muito interessante porque, apesar da gente estar trabalhando com cultura de célula, ainda não chegou ao estudo com humanos, que são ensaios clínicos, a gente tem uma perspectiva muito boa da atuação desses compostos bioativos”.

Por enquanto, os testes são feito em células, mas para que os resultados sejam comprovados, é preciso analisar também a eficácia dos compostos bioativos em humanos. Enquanto isso, o que podemos fazer em casa é usar essas 4 especiarias para temperar sopas, carnes, molhos e outros pratos.

Temperos - Globo Repórter

A equipe do programa foi à feira para conhecer mais sobre os temperos

Você Vai Precisar De

  • 1 colher (chá) de gengibre ralado*
  • 1 colher (chá) de cúrcuma em pó
  • 1/2 colher (chá) de páprica em pó
  • 1/2 colher (chá) de pimenta do reino moída na hora

*Em vez de usar a raiz em natura, você pode usar o gengibre em pó, cuja receita já ensinamos aqui no Receita Natural.

Modo de Preparo

Misture os ingredientes e acrescente nos alimentos durante o preparo. No Globo Repórter, essa combinação de especiarias foi usado no preparo da sopa feita com 1 quilo de abóbora.

Posologia

Não existe uma recomendação diária de consumo dos temperos benéficos. O ideal é que você acrescente um ou mais deles nos alimentos conforme sua preferência. Usar condimentos também é uma excelente forma de reduzir a quantidade de sal ingerida diariamente, que pode ser prejudicial à saúde.

Mais Receitas e Dicas Naturais

Receitas e Naturais em seu email