Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Benefícios do Sal Marinho

Para começar, é necessário dizer que todo sal é marinho, ou seja, foi extraído a partir da água do mar. No entanto, o uso da expressão “sal marinho” normalmente se refere ao sal integral.

Essa versão é bem mais pura em relação à convencional, porque não foi refinada. Isso quer dizer que, durante o processamento, ele não perdeu minerais importantes que são encontrados livremente na água salgada. Assim, o uso do sal marinho integral vem sendo defendido por nutricionistas como uma forma mais saudável de temperar os alimentos em relação ao sal de cozinha normal.

Vamos saber um pouco mais sobre os benefícios desse tipo de sal e onde comprá-lo.

Sal Integral X Sal Comum

Para a fabricação do sal que consumimos normalmente, grandes quantidade de água do mar são evaporadas. Depois disso, as pedras que se formam de sal passam por um processo de refinamento, com o uso de produtos químicos que o tornam mais branco e fininho.

Por uma determinação legal bem antiga, o sal deve ser iodado. Essa substância foi acrescentada como forma de coibir o aparecimento do bócio, causado pela falta de iodo no organismo. Porém, muito se discute sobre a alta quantidade de iodo que acabamos ingerindo com o consumo do sal.

Sal Marinho

Sal Marinho

Já no sal integral, ou sal marinho como é conhecido, o processo de fabricação para logo depois da evaporação da água do mar. Por isso, esse tipo é bem mais escuro e semelhante ao sal grosso que conhecemos bem. O que determina esta diferença é que ele não passou pelo processo de refinamento, nem recebeu o acréscimo de iodo.

O resultado é que o sal integral contém cerca de 80 minerais a mais que o sal comum, como magnésio, zinco, cobre e potássio para citar apenas alguns. Além disso, ele tem menor quantidade de sódio – mineral que, quando consumido em excesso pode elevar a pressão sanguínea e trazer outros malefícios para a saúde.

Importante: sal grosso e sal marinho não é a mesma coisa. O sal grosso tradicionalmente vendido nos supermercados para temperar churrasco também é iodado. A dica, na hora de comprar, é ficar de olho no rótulo em busca de informações como “não iodado” ou “integral”. Observe também a tabela de nutrientes, para saber se o sal marinho corresponde às características do que é comercializado.

Lista de Benefícios:

  • Estimula o bom funcionamento do sistema nervoso;
  • Ajuda nas funções das glândulas suprarrenais;
  • Favorece a produção de músculos e tecidos;
  • É fonte de cloreto, que participa da produção dos ácidos necessários na digestão de proteínas;
  • Contribui para a perda de peso, pois melhora os inchaços causados pela retenção de líquidos;
  • Por conter magnésio, tem papel importante na formação de ossos e dentes;
  • Regula a pressão arterial, evitando, principalmente, a hipertensão;
  • Também ajuda a prevenir algumas doenças cardiovasculares;
  • Auxilia no desenvolvimento cerebral e na transmissão dos sinais nervosos responsáveis pelo funcionamento de todo o organismo;
  • Combate os depósitos de sódio que podem ser prejudiciais de diferentes formas;
  • Melhora a qualidade do sono e auxilia no controle de estados de irritabilidade;
  • Pode auxiliar no tratamento de problemas respiratórios, pois limpa as mucosas e alivia a congestão nasal (solução salina);
  • Ajuda a dissolver os cálculos renais;
  • Evita a retenção hídrica que causa inchaço nas pernas, nos braços e no abdômen;
  • Pode evitar o aparecimento de episódios de enxaqueca.

Onde Comprar?

Por experiência própria, eu digo que comprar o sal marinho não é muito fácil. Os grandes supermercados de um modo geral não oferecem o produto, mesmo nos setores de produtos naturais.

É mais comum encontrar o sal integral em lojas especializadas em alimentos saudáveis, que, por sorte, são cada vez mais comuns em todas as cidades. O preço é mais elevado que o do sal de mesa, mas vale a pena investir um pouco mais no sal marinho, devido aos seus benefícios para a saúde e à quantidade em que é usado. Só vale alertar que o consumo não deve ser desregrado, mesmo que ele seja mais saudável.

Mais Receitas e Dicas Naturais

Receitas e Naturais em seu email