Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Receita de Suco Laxante Natural

Quem sofre com o intestino preso conhece bem o desconforto de passar dias sem ir ao banheiro. Exercícios, chás e medicação, por exemplo, são recursos para aliviar o males da prisão de ventre.

Há quem não aposte em medicamentos como alternativa para sanar o problema, por medo dos efeitos colaterais ou mesmo para evitar que a dependência do organismo à pílulas que garantam o seu bom funcionamento.

Na tentativa de driblar a medicina convencional, muitas pessoas apostam nos laxantes naturais para auxiliar na evacuação das fezes. Fato que é que os laxantes podem ser encontrados em farmácias convencionais, porém, nesse caso, a opção está relacionada à uma adequação na alimentação. Uma vez que alguns alimentos são ricos em propriedades que auxiliam o bom funcionamento do intestino,  contribuindo para a melhora do sistema digestivo.

Abaixo, você confere uma receita de suco laxante natural e algumas dicas que podem ser facilmente incorporadas ao seu dia a dia para melhorar a constipação intestinal.

Mamão e Laranja

Mamão e Laranja

Receita de Suco Laxante Natural

Ingredientes:

  • Uma fatia média de mamão
  • Três ameixas pretas (sem o caroço)
  • Um copo de suco de laranja
  • Uma colher de semente de linhaça (triturada)

Modo de Preparo:  Bata no liquidificador o mamão, o suco de laranja – que também pode ser a laranja inteira, sem o caroço, mas com o bagaço – e as ameixas.

Quando a mistura apresentar uma textura homogênea, acrescente a linhaça triturada até que ela se misture aos demais ingredientes e estará pronto para ser servido.

Rendimento: O suco rende aproximadamente 400 ml e pode ser ingerido no lugar de uma refeição. Em um prazo de 24 horas é bem provável que você sinta vontade de ir ao banheiro e tenha facilidade ao evacuar.

Informações Adicionais: Este laxante é à base de frutas e fibras e é a linhaça que faz o laxante natural mais forte, com efeito imediato, mas se prefere um mais suave é só tirar a semente.

Alimentos que Tratam o Intestino Preso

O intestino pode ser estimulado a funcionar bem de várias formas sendo que, a mais indicada é por meio de uma alimentação adequada. Alimentos ricos em fibras, por exemplo, podem, naturalmente ajudar a liberar o intestino. Seja por aumentar o volume do bolo fecal ou como lubrificante do intestino, hidratando as fezes.

O mais indicado é a ingestão de alimentos ricos em fibras como a laranja com bagaço, vegetais de folhas, aveia, cereais, amêndoas e grãos. Ainda fazem parte dessa lista a azeitona verde, a melancia, a uva passas, a ameixa preta, e a granola, que quando associada aos iogurtes também melhoram o funcionamento do intestino. Outro fator que contribui muito para o tratamento da prisão de ventre em é a inclusão de óleos e melados na alimentação.

É recomendado adicionar uma colher de sopa de azeite nas refeições. Bem como como uma colher de sopa do melado de cana (ou mel) em um copo de água morna pela manhã, antes do café. Além dessas sugestões é aconselhado também, consumir muita água ao longo do dia, porque apesar de evaporar pelo suor e também ser aproveitada por outras etapas do processo digestivo, parte da água chega ao intestino e contribui muito para o sucesso da evacuação.

Intestino Preso em Crianças e Bebês

Crianças e bebês, até mesmo recém nascidos, também podem sofrer com o intestino preso. Os bebês que tomam leite em pó, em substituição do leite materno podem apresentar constipação intestinal, sofrer com cólicas e fezes ressecadas.

Neste caso, é importante salientar que não se deve dar nada de diferente para que o intestino funcione rápido. Nos casos de constipação intestinal infantil, o pediatra deve ser consultado. Crianças não devem tomar nem chá laxante.

Uma dica para evitar que o intestino do bebê fique ressecado é substituir o leite em pó por outro para descobrir qual o melhor para o organismo do seu bebê.

Receitas e Naturais em seu email