Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Suco de Lichia – Receita

O ser humano está sempre em busca de alimentos que sejam ao mesmo tempo saudáveis e saborosos. E ao contrário do que a maioria pensa, isso é possível sim! Nem todo alimento gostoso faz mal à saúde, e nem todo alimento saudável tem um paladar ruim.

É o caso da lichia, uma frutinha que tem caído no gosto dos brasileiros. Ela só é encontrada no Brasil durante o verão. No resto do ano ela não é vendida por aqui. É natural da China e há quem diga que ela foi trazida para o Brasil pelo príncipe D. João VI, que chegou ao Rio de Janeiro e fez os primeiros cultivos no Jardim Botânico. A produção em escala comercial só começou em 1970 na cidade de São Paulo. Mas foi recentemente que a lichia começou a ser muito utilizada pelos brasileiros.

O aumento no consumo da fruta não se deve somente ao seu sabor adocicado, mas também às suas diversas propriedades medicinais, que trazem inúmeros benefícios para a saúde.

Mas antes de falarmos sobre as propriedades da lichia, vamos à receita do suco, que é super refrescante, saboroso e faz super bem à saúde! As crianças vão amar!

Ingredientes

Lichias

Lichia: fruta doce e cheia de benefícios!

Você vai precisar dos seguintes itens:

  • 1 copo (200 ml) de água filtrada
  • ½ xícara (chá) de lichias descascadas e sem semente
  • 5 folhas de hortelã
  • Gelo a gosto

Modo de Preparo

Primeiro retire a polpa (parte branca) das lichias, e depois bata no liquidificador com os demais ingredientes. Sirva em seguida, ainda bem gelado.

As Propriedades da Lichia

Como já dissemos, a lichia, além de ser muito saborosa, traz vários benefícios para a saúde. Ela é rica em vitaminas C e do complexo B, que fortalecem o sistema imunológico. Por isso, o consumo da fruta evita as gripes e os resfriados. Ela também tem propriedades anti inflamatórias.

A vitamina C também funciona como um rejuvenescedor natural, protegendo a pele contra os raios ultravioletas e evitando o aparecimento de manchas, rugas e acnes na pele.

O consumo frequente da fruta também fortalece as unhas e os cabelos, fazendo com que cresçam mais rapidamente, e que fiquem mais bonitos. Isso se deve à presença de vitamina B.

A lichia também é rica em potássio, o que ajuda a evitar a hipertensão e também as câimbras, problema muito comum nos atletas, que forçam os seus músculos diariamente.

Lichia Emagrece?

Hoje em dia, os alimentos emagrecedores são cada vez mais procurados. A maioria das pessoas deseja perder alguns quilinhos. A boa notícia é que essa frutinha de sabor adocicado pode sim ajudar no processo de emagrecimento. Além de conter muita fibra, que ajuda o intestino a funcionar melhor, a lichia também auxilia na diminuição da gordura corporal, inclusive a gordura visceral, que é super perigosa e pode trazer diversas doenças relacionadas ao coração.

Além disso, por conter pouca caloria (apenas 66 a cada 100 gramas), pode ser consumida quando bate aquela vontade de comer doce. O consumo do suco que ensinamos acima também cai muito bem nos momentos em que bate aquela vontade de comer alguma coisa fora de hora.

 

Receitas e Naturais em seu email