Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Suco de Cranberry Para Infecção Urinária

A cranberry não é uma fruta muita conhecida aqui no Brasil, mas seus benefícios vêm ganhando notoriedade. Há algum tempo, eu fui acometida por uma infecção urinária de difícil tratamento. Depois de tomar o terceiro antibiótico consecutivo, o médico me aconselhou consumir também o suco de cranberry. Na época, eu nunca havia ouvido falar nem da fruta nem do suco, mas fui ao supermercado e comprei o produto que ele havia indicado. Curiosamente, a infecção foi detida com esse tratamento (em conjunto com o antibiótico). Então descobri que diversas pesquisas científicas endossam o uso do cranberry para infecções no aparelho urinário.

Suco de Cranberry

Suco de Cranberry

Estudos e Orientações Médicas

Os pesquisadores acreditam que alguma substância contida na cranberry impede as bactérias de se fixarem na parede da bexiga. Por isso, o consumo da fruta auxiliaria no tratamento de infecções urinárias. Um estudo da Cochrane Collaboration, divulgado pela Universidade de Havard, analisou algumas pesquisas já realizadas sobre os benefícios da cranberry. O trabalho enfatizou que o suco da fruta tem sim um efeito positivo do combate às bactérias do trato urinário, sobretudo em mulheres com casos reincidentes de infecção.

Os médicos, no entanto, lembram que o suco não substitui o tratamento com antibiótico. O ideal é que depois de uma análise clínica adequada e a identificação da infecção, o consumo do suco de cranberry seja feito juntamente com a medicação acertada para aquele tipo de bactéria. Vale lembrar ainda que a ingestão excessiva da bebida pode causar desarranjos intestinais e não é recomendada aos diabéticos, por causa do açúcar natural contido na fruta. Assim, podemos concluir que a cranberry tem sim propriedades que ajudam a combater a cistite, mas um especialista precisa ser consultado.

Onde Encontrar?

Aqui no Brasil, o suco de cranberry é mais comumente vendido em caixinhas que podem ser encontradas em supermercados maiores. Em farmácias especializadas, também é comercializado o tablete de cranberry, que preserva melhor as propriedades da fruta.  A fruta in natura é muito difícil de ser encontrada, assim como a polpa congelada da cranberry. Para aproveitar os benefícios indicados acima, o ideal é conversar com um médico ou nutricionista para saber qual é a melhor forma de ingerir a frutinha.

Receitas e Naturais em seu email