Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Tratamento Caseiro para Azia

A azia, também conhecida como pirose, se caracteriza pela sensação de queimação que se inicia no estômago e vai até a faringe. Essa sensação é causada pela produção excessiva de ácido gástrico durante o processo de digestão.  O problema é bastante comum, como podemos observar nos números: cerca de 7% da população tem azia todos os dias e 50% sente a queimação pelo menos uma vez ao mês. Apesar de não ser um problema muito grave, é bem incômodo, e ninguém gosta de sentir essa sensação de queimação no estômago.

Ainda assim, muitas pessoas ignoram que a principal causa da azia está na má alimentação. O consumo excessivo de alimentos gordurosos, temperados demais ou muito ácidos é o grande responsável por esse problema. Por isso, uma boa forma de evitar a queimação é seguir uma dieta equilibrada. Pessoas que comem na rua diariamente, principalmente em fast foods, ou produtos prontos industrializados, têm mais chances de ter azia. Prefira sempre os produtos naturais e livres de conservantes.

Tratamento Caseiro para Azia

Para aliviar a azia, algumas plantas medicinais são indicadas, como é o caso da camomila, do boldo do chile e do alcaçuz (saiba mais sobre estas plantas acessando os links).

A batata também pode ser utilizada para combater a azia. Veja como preparar esse tratamento caseiro, que é bem simples e fácil:

Ingredientes

Batata Ralada

Veja como usar a batata ralada para acabar com a azia

Você vai precisar dos seguintes itens:

  • 4 batatas cruas

Modo de Preparo

Use um ralador para ralar as batatas ainda cruas e previamente lavadas. Não é necessário retirar a casca. Depois pegue um pano bem limpo para espremer a batata e obter o seu sumo.

Posologia (Como Usar o Remédio Caseiro)

Você deverá tomar 1 xícara (de chá) do sumo das batatas 30 minutos antes das refeições principais ou quando começar a sentir a queimação. O alívio é imediato.

Mulheres grávidas costumam sofrer muito com a azia. Esse tratamento pode ser usado pelas gestantes, sem trazer nenhum problema para o bebê. As crianças também podem tomar o sumo da batata, sem problema algum.

Se preferir, você pode comer uma fatia grossa de batata crua para tratar a queimação. Porém, não é todo mundo que consegue mastigar a batata crua, já que ela tem uma consistência bem firme e não tem um sabor muito agradável.

Como Funciona?

A batata é capaz de neutralizar os ácidos que estão em excesso no estômago e na faringe. Por conter muitas fibras, ela ajuda também na digestão, evitando o excesso de ácido. A batata também é eficaz para tratar a gastrite. Nesse caso, é preciso fazer o tratamento por pelo menos duas semanas para sentir os resultados.

Atenção! Se você tem azia diariamente, ou tem sintomas de gastrite, e mesmo com esse tratamento a queimação não cessa, procure um médico, pois pode ser algum problema mais sério no sistema digestivo, como por exemplo, uma úlcera, que é uma ferido no estômago.

Receitas e Naturais em seu email