Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Remédio para circulação

Má circulação pode gerar diversos problemas: enfartes, angina, coágulos, varizes dentre vários outros têm origem na circulação sanguínea. Cuidando dela, é possível evitar ou até curar as doenças relacionadas.

Temos hoje uma receita que pode ajudar, e muito, na circulação do sangue pelo corpo. A base de alho, cebola e mel, esta receita traz diversos benefícios derivados de seus ingredientes.

Alho

Alho

Você vai precisar de:

  • Cinco cabeças de alho,
  • três cebolas roxas
  • meio litro de mel

Modo de Preparo:

Bata os ingredientes no liquidificador

Posologia

Uma colherzinha de café no café da manhã, no almoço e na hora do jantar.

Informações Adicionais

A circulação do sangue é o movimento que o sangue faz por dentro das artérias e veias com intuito de transportar nutrientes e oxigênio para os tecidos.

Essa circulação é dividida em dois trajetos, que normalmente são ilustrados com as cores azul e vermelho. Um é o circuito chamado de circulação pequena ou circulação pulmonar, o outro é a chamada circulação grande ou circulação sistêmica.

Este é o sistema cardiovascular que tem o coração como principal órgão, funcionando como uma bomba que manda o sangue pelos vasos sanguíneos. O sangue sai do coração rico em nutrientes e oxigênio e retorna pobre devido às trocas. O sangue pobre em oxigênio, chamado sangue venoso é levado ao pulmão para que se abasteça de oxigênio através da hematose que é a troca de gás carbônico por oxigênio nos alvéolos pulmonares transformando-se em sangue arterial.

Má circulação

Para que toda essa circulação e função ocorra adequadamente é imprescindível que tanto o coração esteja em plena forma, quanto os vasos também estejam em boas condições.

O coração pode ficar fraco e não conseguir mais bombear o sangue como deveria, assim como as veias podem estar entupidas de gorduras e não deixar o sangue circular livremente.

A má circulação pode causar desde inchaço em pernas, e mãos à problemas maiores como trombose, aterosclerose e varizes.

Causa e Tratamento

Em alguns casos a má circulação pode ter causa externa como um roupa ou posição que impeça o sangue de circular. Um fator clássico é ficar sentado por várias horas seguidas, como numa viagem longa. Por isso, a recomendação é sempre levantar-se e fazer movimentos de bombeamento com as panturrilhas, levantando e abaixando os calcanhares.

Uma dica também é deitar com as pernas uma pouco elevadas para que o sangue possa voltar para ser nutrido. Pessoas obesas e com sobrepeso devem ficar atentas, e procurar manter uma alimentação rica em fibras, além de caminhadas regulares.

É muito importante reduzir a ingestão de gordura e carnes vermelhas, parar de fumar e beber bebidas alcoólicas e aumentar o consumo de líquidos, em especial água. Sempre que puder fazer massagens para melhorar  a circulação e usar meias elásticas de compressão.

Verifique sempre os exames de colesterol e não deixe de seguir as orientações do cardiologista e angiologista. Todo tratamento caseiro e natural não pode sobressair às recomendações médicas.

Receitas e Naturais em seu email