Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

O blog

Esta página é para esclarecer alguns pontos levantados em pesquisa recente com leitores do blog. Com ela, pretendemos esclarecer algumas dúvidas levantadas por estes leitores bem como apresentar nossos projetos presentes e futuros.

Receitas Naturais

A primeira coisa que gostaríamos de comentar, é o propósito do blog Receita Natural. Nosso conteúdo é informativo e não prescritivo. Não somos médicos, portanto, não receitamos medicamentos. Todos os artigos aqui postados são de conhecimento popular, por vezes, com embasamento científico, mas nunca, nunca substituem uma consulta com especialista.

É importante notar também que, o fato de ser natural, não elimina efeitos colaterais. Ervas se não utilizadas corretamente podem ser tóxicas e fazerem mal. Fique atento as precauções e cuidados e, novamente, não deixe de consultar um médico.

O Escopo do Blog

Alguns leitores solicitaram que o blog fosse alargado para outros campos, abordando homeopatia, fitoterapia, naturopatia, florais e até culinária. Apesar de achar tudo muito interessante, temos que limitar o conteúdo ao que dominamos. Quem sabe, com o tempo, os assuntos não se expandem.

Além disso, restringimos apenas em gerar conteúdo online, a idéia de um livro, que sempre nos é sugerida, fica para um futuro um pouco mais distante.

Artigos e Matérias

Recebemos muitas sugestões de matérias, algumas delas que já existem no blog (o ideal é fazer pesquisas no campo de busca). Em alguns casos, foi solicitado para que se disse qual região encontrar. Essa informação é sempre postada na página da planta, ou seja, também existe no blog. Quando não é explicitada, é porque a erva é amplamente difundida pelo país.

Os nomes das plantas também receberam reclamações. No geral, optamos pelo que é mais conhecido em mais regiões. Quando não há preferência, escrevemos todos que são relevantes. Além disso, a página das plantas, com propriedades medicinais contém, sempre, os nomes mais importantes em várias regiões do país.

Uma sugestão que achamos interessante seriam artigos sobre o cultivo das plantas medicinais. Gostaríamos muito de criar uma categoria “Como Plantar” que será estudada em breve. Outra foi a criação de glossários, também compilaremos um pequeno dicionário em uma nova categoria.

As referencias bibliográficas solicitada por alguns se encontram nesta página. Em alguns casos que se trata de conhecimento popular, ela não existe.

Navegação

Alguns leitores reclamaram da caixinha de cadastro. Ela visa captar mais leitores fiéis ao blog, pois acreditamos estar fazendo algo que possa ajudar. Para se ver livre da caixinha de registro, sugerimos que cliquem no X em vermelho no canto direito. Uma vez feito isso, ela não incomodará mais (uma forma de exibí-la apenas a novos visitantes está sendo estudada.)

Outros leitores relataram dificuldade de leitura devido ao layout desconfigurado, a estes leitores, recomendamos que atualize os navegadores. O blog se mostra perfeito nas versões mais recentes do Internet Explorer , Firefox, Chrome, Opera e Safari. É interessante atualizar seu navegador não só para visualizar o blog corretamente, mas também para segurança.

Alguns sentem dificuldades de encontrar receitas já postadas. O blog conta com um mecanismo de pesquisa desenvolvido pela Google e é a maneira mais simples de encontrar o que deseja. Assim, se precisa saber mais sobre determinada erva, digite o nome da erva na caixa de pesquisa e terá os artigos mais relevantes listados em uma página.

O download da receita funciona perfeitamente. Basta ler as orientações para baixar.

Sugestões de receitas

Gostaríamos de lembrar que não fazemos prescrições. Responder a sugestões de receitas seria como receitar um medicamento, o que não fazemos. Por isso não disponibilizamos um formulário de sugestão. Nossa página de contato é para assuntos ou dúvidas gerais e não para prescrever medicamentos. Quando isso ocorre, a resposta é a mesma: Procure um médico. Também tentamos, mas nem sempre é possível responder a todos os emails dada a grande quantidade que recebemos e pelo português, não sendo possível, por vezes, entender o que as pessoas dizem.

Foi sugerido que escrevêssemos de acordo com a situação, por exemplo, problemas respiratórios no inverno etc. Por vezes fazemos isso mas muitas dessas receitas já foram postadas no blog e, a fim de evitar repetições e contemplar todos os assuntos, nem sempre levamos esta temporalidade a risca. Quando precisar, faça uma pesquisa.

Anúncios e parcerias

Alguns leitores confundem os anúncios do blog com o Receita Natural. Os anúncios foi uma forma encontrada apenas de auxiliar a sustentar o blog. Portanto, não temos vínculo nem controle sobre os anunciantes (eles são gerados automaticamente pelo Google AdSense). Se o Sr. ou Sra. comprou algo nestes anúncios, por favor, tire suas dúvidas com a própria empresa.

A idéia de fazer uma parceria é de facilitar o acesso às ervas medicinais em todo o país eliminando um limite de localidade para encontrar ervas. Sempre solicitam o envio de ervas mas a única coisa que fazemos é oferecer informações. Cremos que fechar uma parceira com um distribuidor de produtos naturais poderia aumentar as possibilidades do blog, sem matar seu conteúdo. Continuaremos a postar receitas como sempre fizemos.

Interatividade

Alguns leitores pediram para compartilhar as experiências e conhecimento. Pensamos que a melhor forma de fazer isso é criando um fórum que irá permitir que cada um se manifeste e, ao mesmo tempo, que os demais comentem. O Fórum de discussão será providenciado em breve, também.

Também será acrescido um ícone enviar para um amigo, assim ficará fácil compartilhar aquela receita com quem desejar.

Por fim, nossas atualizações são resumidas no email a fim de evitar conteúdo copiado sem autorização. Há algum tempo atrás, enviávamos todo o conteúdo por email, mas víamos nosso conteúdo sendo propagado automaticamente. Resolvemos isso colocando apenas um trecho do artigo. Porém alguns acham que isso é inútil. Respondemos que, o intuito de oferecer as atualizações por email é mantê-los informados de novos artigos sem a necessidade de ficar visitando o blog constantemente para verificar as atualizações. Sabemos que nem todos artigos é de interesse de todos, sendo assim, o leitor terá apenas um trecho, caso lhe interesse, visitará o blog, do contrário, não.