Para que serve a Sucupira

O nome sucupira se refere a diferentes tipos de árvores brasileiras, encontradas nas regiões de cerrado, principalmente nos estados de Minas Gerais, Mato Grosso, Tocantins, São Paulo, Goiás e Mato Grosso do Sul. A árvore tem porte médio, alcançando até 16 metros, troncos retorcidos e produz flores de cor roxa ou azulada.

Conhecida também pelos nomes de faveiro, e fava de Santo Inácio, a sucupira é bastante utilizada pela construção civil, por produzir uma madeira dura. Você também já deve ter visto móveis feitos com a madeira da sucupira, característicos por sua cor escura.

Além da madeira, destacamos os usos medicinais da sucupira. Popularmente a semente da árvore é usada para tratar o reumatismo. Esse uso foi comprovado por várias pesquisas científicas, que endossam a medicina popular e mostram que a semente da sucupira é mesmo benéfica para nossa saúde. Além da semente, a casca e a raiz da planta podem ser utilizados no tratamento de diversas doenças. Conheça um pouco mais sobre as propriedades medicinais desta planta brasileira.

Sucupira

Árvore da Sucupira

Propriedades medicinais

O chá da semente de sucupira é bastante conhecido no tratamento do reumatismo. Para preparar o chá é preciso esmagar algumas sementes da planta e ferver em água por cerca de 10 minutos. Outra possibilidade é a tintura feita com as sementes. Basta colocar 4 sementes maceradas em uma garrafa de vinho branco, deixar descansar em recipiente de vidro por cerca de 1 semana e tomar um cálice da mistura todos os dias antes das refeições.

Pesquisas desenvolvidas na Universidade de Campinas (UNICAMP) revelam que a sucupira tem efeitos positivos no tratamento de inflamações e dores em geral (veja o vídeo). De acordo com esses estudos, a semente possui substâncias que agem diretamente na inibição de dores, inflamações e alguns tipos de câncer. No entanto, outras pesquisas devem ser feitas antes que a sucupira seja usada na fabricação de remédios.


Pesquisar
Pesquisa personalizada
Receitas e Naturais em seu email