Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Qual É a Diferença Entre Hortelã e Menta?

Você já deve ter notado que uma mesma planta pode receber diferentes nomes e que nem sempre as nomenclaturas mais usuais estão corretas. A forma como denominamos plantas, ervas e árvores pode variar de região para região e se basear na cultura popular, nem sempre correspondendo ao mesmo nome científico.

Por isso, é sempre importante observar a nomenclatura binomial, geralmente composta pelo gênero e por uma característica específica.

Hortelã ou Menta?

Uma confusão bastante comum acontece quando tratamos da hortelã e da menta. Em muitos casos, a mesma nomenclatura é usada para ambas as plantas que, na verdade, são um pouco diferentes.

Os nomes hortelã e menta são comumente utilizados para se referir ao gênero Mentha, que possui cerca de 30 espécies em todo o mundo. Aqui no Brasil, geralmente chamamos de hortelã a espécie Mentha piperita e de menta a Mentha spicata.

À esquerda a Mentha Piperita e à direita a Mentha Spicata

À esquerda a Mentha Piperita e à direita a Mentha Spicata

Outras espécies do gênero podem ser chamadas de ambos os nomes, já que todas são bem parecidas entre si. Segundo o professor de horticultura Lin Chau Ming, da Unesp de Botucatu:

A confusão é comum porque o cruzamento entre as Menthas resulta em plantas parecidas, embora bem diferentes biologicamente. Isso faz com que os pesquisadores tenham dificuldades em identificar que tipo de Mentha é (Fonte: Revista Mundo Estranho).

Dessa forma, podemos notar que nem mesmo os pesquisadores conseguem identificar muito bem as diferentes espécies de forma precisa apenas pela inspeção visual. O que não impede de tentarmos dar algumas dicas para você perceber a diferença entre elas. Para tanto, observe a imagem ao lado que pode ajudar bastante.

Características das Plantas

Os nomes, como dissemos, podem variar dependendo da região do país. No Sul do Brasil, é mais comum que se use a denominação menta, já no interior de São Paulo e no Nordeste, a palavra hortelã é quase sempre usada para todas a espécies do gênero Mentha.

Para que você possa entender um pouco mais, explicaremos as principais características da Mentha spicata e da Mentha piperita:

Mentha spicata – tem sabor mais suave, sendo bastante usada como tempero. Suas folhas são largas e não possuem pecíolo (pequena haste que liga a folha ao caule);

Mentha piperita – o sabor da planta é mais picante e forte. Por isso, ela é bastante usada para dar sabor a chicletes, balas e pastas de dente. A folha é mais comprida e pontiaguda, em contraposição à folha achatada da especie spicata.

Ambas são bastante comuns aqui no Brasil e podem ser chamadas tanto de hortelã quanto de menta. A questão principal é diferenciar suas principais características. Quando for usar algum desses espécies para chás ou outras receitas naturais, lembre-se de observar o nome científico indicado para que não haja confusão!

Além disso, observe que a Mentha Piperita, não é só chamada de hortelã, mas também conhecida como Hortelã Pimenta. A Mentha Spicata, que aqui nos referimos ser chamada comumente como menta, também é amplamente conhecida como Hortelã Verde.

Mais Receitas e Dicas Naturais

Receitas e Naturais em seu email