Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Psyllium – Propriedades Medicinais

Plantago psyllium ou simplesmente psyllium é o nome de uma erva que cresce no Mediterrâneo. Seu nome vem da palavra grega psylla, que significa pulga, por causa da semelhança entre as sementes da planta e o pequeno inseto. Os árabes e os indianos a usam para fins medicinais há vários séculos, mas esse conhecimento só ganhou terreno no oriente no início do século XIX. Na atualidade, vários estudos investigam as propriedades da erva, principalmente no que diz respeito ao emagrecimento. Vejamos algumas delas.

Psyllium

Sementes (parecidas com pulgas)

Propriedades:

Os efeitos benéficos do psyllium são atribuídos ao alto teor de fibras encontrado na casca da semente da planta. Por causa das fibras, o pó obtido a partir da semente ajuda a melhorar o trânsito intestinal, além de reduzir o apetite. Assim, o psyllium é indicado para:

  • Tratar a prisão de ventre;
  • Facilitar o emagrecimento;
  • Controle do colesterol;
  • Hemorroidas;
  • Constipação crônica.

Precauções

O efeito positivo das fibras só ocorre em contato com a água. Dessa forma, é necessário que a pessoa se mantenha hidratada para garantir os benefícios do psyllium. O uso do pó também é contraindicado em casos de cólica abdominal e constrição intestinal. Fora isso, outras contraindicações não foram encontradas na bibliografia consultada.

Mais Receitas e Dicas Naturais

Receitas e Naturais em seu email