Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Propriedades Medicinais: O que é propriedade resolutiva, sudorífica, tônica e vulnerária?

Já tratamos em outro texto aqui no Receita Natural sobre as diferentes propriedades encontradas nas plantas medicinais. Falamos sobre as propriedades adstringente, antisséptica, aperiente e béquica.Vimos que para cada problema que afeta a nossa saúde, existe um grupo de plantas que pode auxiliar no tratamento. Hoje, daremos continuidade a essa lista de propriedades, abordando, mais especificamente, as plantas resolutivas, sudoríficas, tônicas e vulnerárias. Aprenda como elas atuam no organismo e que doenças elas ajudam a combater.

Propriedades Resolutivas

As plantas resolutivas são as que possuem a propriedade de acabar com os inchaços e inflamações, fazendo com que os tecidos recuperem suas características iniciais. O uso dessas ervas é recomendado para casos de doenças inflamatórias, como é o caso do reumatismo e da atrite. Em geral, as doenças terminadas com “ite”, como bronquite, cistite, amidalite e otite, são causadas por inflamações. Então, sempre que tiver com algum desses problemas e desejar um tratamento natural, procure as plantas com propriedades resolutivas.

Entre as plantas resolutivas mais conhecidas estão a calêndula, o barbatimão e a camomila.

Camomila

Camomila: erva com propriedade resolutiva

Propriedades Sudoríficas

As plantas sudoríficas, como o próprio nome indica, são aquelas que provocam a sudorese, ou seja, a transpiração. Assim como as plantas diuréticas e laxativas, elas ajudam a expulsar substância tóxicas do organismo, nesse caso, através da eliminação de suor pela pele.

Elas podem eliminar muitas doenças, já que o suor é capaz de expelir o que está fazendo mal ao organismo. Como exemplo de plantas sudoríficas temos o dente de leão, a mutamba e a erva de santa maria.

Propriedades Tônicas

As plantas com propriedade tônica são capazes de fortificar o organismo e estimular as suas funções. Dessa forma, essas ervas reduzem a fraqueza e a sensação de cansaço, bem como estimulam a produção de células e ajudam na recuperação de tecidos que sofreram danos. Dentre as plantas tônicas, podemos citar a pariparoba, a erva de santa maria e o dente de leão.

Propriedades Vulnerárias

As ervas vulnerárias são aquelas que estimulam a recuperação de tecidos, facilitando o processo de cicatrização. Essas plantas possuem substâncias capazes aumentar a produção de células da derme e outros tecidos, fazendo com que cortes e feridas se fechem mais rapidamente. Por isso, a sua utilização é recomendada em casos de feridas, úlceras, queimaduras, cirurgias com cortes e contusões. A aroeira e a cavalinha são exemplos de plantas vulnerárias.

É importante lembrar que todas as plantas e ervas medicinais devem ser usadas com cautela e sempre tomando os cuidados necessários. No caso dos chás, sempre faça a receita como recomendada e nunca ultrapasse a quantidade indicada para o tratamento. Se persistirem os sintomas, um médico deve ser consultado.

Mais Receitas e Dicas Naturais

Receitas e Naturais em seu email