Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Propriedades Medicinais: estimulante, expectorante, febrífuga e laxativa

As plantas podem ter várias propriedades medicinais. Já escrevemos aqui um artigo sobre as plantas calmantes, carminativas, diuréticas, emenagogas e emolientes. Dando continuidade à nossa lista de propriedades medicinais, hoje falaremos sobre as ervas com função estimulante, expectorante, febrífuga e laxativa.

Estimulantes

As plantas estimulantes são as capazes de estimular as atividades cerebrais, nervosas e vasculares. Essas ervas também podem servir para acelerar o funcionamento de certos órgãos ou sistemas do corpo humano, como o coração e o tubo digestivo, por exemplo. O café é um dos estimulantes mais conhecidos do público em geral, por aumentar a energia e a disposição de quem o consome. O ginseng e a camellia sinensis também são exemplos de plantas com efeito estimulantes. Essas plantas são indicadas para acabar com o cansaço excessivo e o desânimo, deixando a pessoas mais disposta para as atividades do dia a dia. Algumas plantas com efeito estimulante também melhoram o desempenho sexual.

Expectorantes

Como o próprio nome indica, as plantas com função expectorante ajudam na expectoração, ou seja, na eliminação do catarro presente nas vias respiratórias. Por isso, essas ervas são recomendadas em caso de tosse, sinusite, bronquite, gripe e/ou resfriado. Normalmente são utilizadas em chás e xaropes para aliviar as vias respiratórias e expulsar as secreções. Entre as ervas expectorantes estão o alho, o tomilho e o agrião. É recomendado tomar os chás expectorantes antes de dormir e manter o corpo quente.

Febrífugas

Ginseng

Ginseng: erva com propriedade estimulante

As ervas febrífugas ou anti-piréticas são aquelas que ajudam a combater ou a reduzir a febre. Elas são utilizadas em casos de temperatura corporal alta, causada por infecções ou outros males que acometem o organismo. A milfolhada, a salva e a camomila possuem essa propriedade, por serem capazes de aliviar a febre. É preciso destacar que essas ervas devem ser utilizadas com cuidado, pois a febre é um sintoma que acompanha doenças infecciosas. Por isso, antes de tentar acabar com a temperatura alta é preciso descobrir o que está causando a febre e tratar esse problema. Sempre que a febre aparecer, é recomendado que se procure um médico.

Laxativas

As ervas laxativas, também conhecidas como purgativas, são aquelas que facilitam ou aceleram a evacuação, aumentando o volume das fezes ou provocando o movimento dos intestinos. As plantas com  esse tipo de propriedade podem ser utilizadas para aliviar o incômodo causado pela prisão de ventre, muito comum entre as mulheres. Elas também são eficientes em casos onde é preciso eliminar rapidamente alguma substância tóxica que tenha sido ingerida. O uso desas ervas também merece cuidado, pois podem causar diarreias, desidratação e irritação das paredes do intestino, caso solte demais o intestino. A aloe vera, a genciana e o ruibarbo são alguns exemplos de plantas que possuem esta propriedade.

Receitas e Naturais em seu email