Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Plantas Medicinais Curam Tudo Mesmo?

A cada dia a ciência faz uma nova descoberta e, ainda assim, não sabemos tudo o que existe para saber. O mundo em que vivemos guarda segredos que despertam a curiosidade do homem. As plantas estão entre os principais alvos dessa curiosidade. Desde os primórdios, buscamos descobrir quais podem ser usadas na alimentação, quais fazem bem para a saúde e quais são tóxicas.

No decorrer da história da humanidade, o uso medicinal das plantas se tornou comum entre diversos povos. Com o uso da intuição e experimentos empíricos, nossos antepassados descobriram que a natureza poderia ajudar no tratamento de problemas de saúde. Relatos muito antigos mostram que as plantas já eram usadas para fins medicinais e também como cosméticos, bem antes de qualquer avanço científico ou tecnológico.

Estudos Científicos Sobre as Plantas

Com o desenvolvimento da ciência, foi possível averiguar a eficácia desses tratamentos usados milenarmente. Com as descobertas científicas, foi possível utilizar as substâncias benéficas contidas nas plantas para preparar medicamentos mais eficientes. Hoje em dia, conseguimos analisar em laboratório qual é o componente ativo, separá-lo e usá-lo, por exemplo, no preparo de cápsulas.

Plantas Medicinais

Plantas, ervas e outros medicamentos naturais devem ser usados com muito cuidado!

E não são só os medicamentos fitoterápicos que são feitos a partir de plantas. Muitos remédios alopáticos, como anti-inflamatórios e analgésicos, também utilizam como base substâncias obtidas de ervas.

Aqui no Brasil, vários postos de saúde já distribuem plantas comprovadamente eficazes no tratamento de problemas de saúde mais simples. Além disso, estudos sobre o assunto são realizados em várias Universidade e Centros de Pesquisa do país.

O Poder Curativo das Plantas

Com tudo isso, fica claro que as plantas possuem sim um efeito curativo. Várias ervas usadas tradicionalmente por indígenas, por exemplo, são hoje atestadas como medicinais por especialistas da área de saúde. Plantas conhecidas como a camomila, a hortelã, a erva cidreira e o capim-limão podem ser utilizadas para diferentes fins. O mesmo acontece com outros nomes não tão famosos, mas também estudados pelos cientistas.

Porém, é muito importante ressaltar sempre que as plantas não são capazes de curar tudo, nem estão livres de contraindicações. Quando você lê que um chá pode combater doenças sérias como o câncer, é preciso ter discernimento para saber que as ervas não são milagrosas. Elas podem ser tão prejudiciais para a saúde quanto outros medicamentos se forem consumidas de forma equivocada e não substituem o tratamento indicado por um médico.

Aqui no Receita Natural, estamos sempre comentando sobre receitas, benefícios e propriedades medicinais, mas buscamos embasar essas informações em dados comprovados. Recomendamos também que você sempre consulte um médico em vez de simplesmente optar pelo tratamento natural. O poder curativo das plantas existe, mas é limitado e precisa ser acompanhado um especialista.

Mais Receitas e Dicas Naturais

Receitas e Naturais em seu email