Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Plantago Ovata – Propriedades Medicinais

A plantago ovata, também conhecida como psyllium, é uma planta medicinal repleta de benefícios para a saúde. Ela é originária da Europa, mas se espalhou por outros continentes por se adaptar bem a diferentes terrenos e climas. Hoje em dia, a plantago pode ser encontrada em diversos países, inclusive aqui no Brasil.

Segundo a história, o nome psyllium deriva da palavra psylla, que significa pulga. A explicação está na aparência das sementes com o inseto. Nos países do Oriente, a plantago é usada para fins medicinais há vários séculos. Porém, os estudos que explicam os benefícios da planta ainda são recentes.

Várias pesquisas apontam para os benefícios da psyllium nas dietas de emagrecimento e na redução do colesterol ruim. Além disso, ela vem sendo indicada para reduzir o índice glicêmico e melhorar o funcionamento do intestino.

Vejamos mais sobre os benefícios da planta medicinal para a nossa saúde.

Nomes Populares

  • psyllium
  • plantago
Plantago Ovata

Plantago Ovata

Propriedades

A maior parte dos benefícios da plantago está no alto teor de fibras da casca e da semente da planta. As partir das sementes, é possível fazer o chá emagrecedor. Elas também são esmagadas para se obter um pó que pode ser usado na alimentação diária ou consumida na forma de cápsulas.

O benefícios mais conhecido da planta, como comentamos, é para o emagrecimento. As fibras ajudam a aumentar a sensação de saciedade, fazendo com que a pessoa coma menos. Além disso, elas acabam com o inchaço causado pela prisão de ventre e tornam a absorção da glicose mais lenta.

Quem sofre com o diabetes e colesterol alto também pode se beneficiar com o consumo do psyllium. A planta contribui para a redução do mal colesterol porque dificulta a absorção de gorduras pelo organismo.

Os picos glicêmicos, que ocorrem quando a absorção do açúcar pelo organismo é muito rápida, são impedidos pelas fibras da planta. Assim, a metabolização da glicose se torna mais lenta, reduzindo o armazenamento de gordura.

Cuidados

O consumo da plantago ovata não é recomendado para gestantes, lactantes e crianças com idade inferior a 12 anos. É importante enfatizar também que a ingestão exagerada da planta pode elevar os níveis de sódio do organismo, causando efeitos colaterais indesejados como a elevação da pressão. Se for fazer o uso do chá ou das cápsulas de psyllium, procure antes um médico ou um nutricionista. Somente o especialista poderá recomendas a quantidade adequada para o seu corpo sem riscos para a saúde.

Mais Receitas e Dicas Naturais

Receitas e Naturais em seu email