Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Pau Tenente – Propriedades Medicinais

A Quassia amara, mais conhecida popularmente pelo nome de pau tenente, é uma planta típica de regiões tropicais. Ela é facilmente encontrada aqui no Brasil e tem sido bastante usada na medicina popular para diferentes fins.

O mais conhecido benefício do pau tenente é no emagrecimento. Além disso, o chá feito com a planta pode contribuir para o tratamento da anemia, além de filtrar o sangue e estimular o bom funcionamento do sistema cardiovascular. O chá ainda é indicado para melhorar a digestão.

Nomes Populares

  • quássia
  • pau amargo
  • cássia
  • pau de surinã

Propriedades

Os benefícios se devem às substâncias contidas na planta. O pau tenente contém boas quantidades de quassina, pectina e taninos que fazem com que ela tenha propriedades adstringente, aperiente, depurativo, digestivo, febrífugo, anti-inflamatório, antiespasmódico e vermífugo.

Pau Tenente

Flores e folhas do pau tenente

Emagrecedor

O efeito emagrecedor do chá de pau tenente está ligado à presença de substâncias adstringentes na planta. Acredita-se que essa ação seja responsável por limpar a gordura presente no sangue, além de estimular o funcionamento do fígado. Assim, o consumo do chá pode ajudar a diminuir o sobrepeso, além de reduzir o mau colesterol. Ambos os efeitos contribuem para a prevenção de doenças cardiovasculares.

Espasmos

Nos músculos do nosso corpo podem se movimentar involuntariamente, ou seja, contra a nossa vontade consciente. Esses movimentos são chamados de espasmos e, em alguns casos, causam dor e incômodo. O chá de pau tenente ajuda a controlar os espasmos no estômago e no intestino.

Apetite

Apesar de ser aconselhado para o emagrecimento, o chá de pau tenente também pode estimular o apetite, por causa das substâncias com ação aperiente. Para o melhor efeito, é preciso consumir o chá na quantidade certa, sem grandes exageros.

Toxinas

As toxinas que ingerimos diariamente podem causas danos ao organismo. Para ajudar na eliminação de toxinas, o chá de tenente contém substâncias depurativas, que captam as moléculas tóxicas presentes na corrente sanguínea e as eliminam por meio do sistema urinário. Graças a esse efeito, o chá de pau tenente é ótimo para a desintoxicação.

Digestão

O pau tenente ainda contém substâncias que estimulam a produção de secreções estomacais responsáveis pela digestão. Quando o chá da planta é tomado depois das refeições, ele favorece o processo digestivo, aliviando a sensação de peso no estômago.

Cuidados

Se for consumido em excesso, o chá de pau tenente pode causar enjoo e vômito. Ele não deve ser consumido por mulheres durante o período o menstrual nem na gravidez, exceto com a devida prescrição médica. Quem tem úlceras no estômago deve evitar o uso do chá.

Mais Receitas e Dicas Naturais

Receitas e Naturais em seu email