Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Para Que Serve a Planta Medicinal Panaceia?

Segundo o dicionário, a palavra panaceia significa “pretenso remédio universal para todos os males físicos e morais”. Sendo assim, podemos imaginar que a planta conhecida como panaceia é indicada para tratar quase todas as doenças. 

A realidade, no entanto, é um pouco diferente. A  Gomphrena arborescens, conhecida popularmente como panaceia ou paratudo é uma planta medicinal bastante utilizada em tratamentos de saúde, mas ela não serve realmente para tudo e requer alguma cautela, assim como outras plantas medicinais.

Para que serve a Panaceia?

Se ela não serve para tratar todas as doenças, podemos dizer que pode auxiliar no combate a várias delas. Seu uso mais comum é nos problemas renais. Por agir como um diurético natural, a planta pode estimular o funcionamento dos rins e ainda aliviar os sintomas da infecção urinária.

Sua ação depurativo faz com que também seja usada para tratar problemas de pele, como a acne e as eczemas. Por causa do processo de limpeza do sangue, ela reduz bastante a incidência de erupções cutâneas de diferentes tipos.

Panaceia

Panaceia

Acredita-se ainda que a planta possa servir para problemas digestivos, bem como para as afecções do fígado. Por favorecer o metabolismo de gordura, a indicação de que ele serve para ajudar no combate à obesidade é recorrente.

Porém, apesar de todos os benefícios listados, não encontramos referências científicas sobre os usos medicinais da panaceia. Ao que parece, a planta não foi devidamente estudada para que essas indicações populares sejam comprovadas. Diante disso, é importante tomar cuidado com o consumo e sempre consultar um médico.

Receita do Chá de Panaceia

Uma das formas mais comuns de consumo é o chá feito com a raiz da planta. Ele é feito com:

  • 2 rodelas da raiz da planta
  • 2 copos de água

Coloque os ingredientes em uma chaleira e leve ao fogo. Quando começar a ferver, abaixe o fogo e mantenha cozimento por 15 minutos. Após o tempo de decocção, espere amornar abafado. Depois coe e tome morno ou frio, de preferência sem adoçar.

Também é possível fazer o chá com as flores da panaceia Pegue um punhado de pétalas e talos e deixe secar à sombra. Após alguns dias, use:

  • 1 colher (chá) da flor seca
  • 2 xícara (chá) de água

Junte tudo e leve ao fogo em uma chaleira. Mantenha a fervura por 10 minutos. Depois que estiver morno coe e tome. O ideal é consumir 1 xícara do chá diariamente, no final da tarde.

Mais Receitas e Dicas Naturais

Receitas e Naturais em seu email