Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Ora-pro-nóbis – Propriedades Medicinais

O ora-pro-nóbis (Pereskia aculeata), do latim “rogai por nós”, é uma planta cactácea originária do continente americano, sendo encontrada em abundância na região sudeste do Brasil. Segundo tradições populares, o nome teria sido criado por pessoas que colhiam a planta no quintal de um padre, enquanto ele rezava em latim: ora pro nobis. Acredita-se que o cultivo em larga escala da hortaliça poderia representar uma revolução nos recursos alimentícios da humanidade, devido a seu fácil cultivo, grande produção e alto valor nutricional. Por conte 25,4% de proteínas (das folhas secas), além de vitaminas A, B e C bem como, além do ferro, minerais como cálcio e fósforo, a planta é conhecido como “carne dos pobres” pelo seu alto teor de proteínas e fibras.

(Fonte: Wikipedia)

Ora-pro-nobis

Flor do ora-pro-nobis

Nomes Populares:

  • lobrobô ou lobrobó
  • oropronobis
  • orabrobó
  • pornobi

Propriedades:

O alto teor nutricional do ora-pro-nóbis, faz com que ele tenha várias propriedades. O chá preparado com as folhas é tônico e depurativo do sangue. Por isso, é indicado para tratar:

  • cistite
  • úlceras
  • queimaduras
  • problemas de pele
  • processos inflamatórios

O ora-pro-nobis tem sido estudado também no combate ao câncer. Porém é importante ressaltar que a planta não está ainda na lista da ANVISA como um medicamento fitoterápico.

A planta também é muito usada na culinária mineira, sendo seu uso na alimentação uma ótima maneira de aproveitar todos os seus benefícios.

Onde Comprar

O Ora-pro-nobis é raramente encontrado para comprar em feiras e sacolões. Apenas em alguns mercados municipais mais tradicionais e feiras livres pode ser que encontre alguma barraca que venda a hortaliça. É mais fácil encontrar nos grandes quintais de cidades do interior. Por ser uma planta trepadeira, normalmente está perto dos muros e cercas, e ela própria pode ser usada como cerca viva, além dos espinhos serem usados para proteção, suas flores enfeitam o ambiente, e seus frutos dão em bagas.

O cultivo da planta é fácil, e ela dá em quase todo tipo de solo, demandando apenas espaço, e que seja regada diariamente. A planta geralmente se alastra e fica difícil colher as folhas, pois seus espinhos atrapalham na hora de apanhar.

Receita de Ora-Pro-Nobis com Frango

O sabor do ora-pro-nobis é muito original e não há como compará-la a nenhuma outra hortaliça verde-escuro. Com textura amanteigada, ela derrete na boca e vai bem acompanhada com quase todos os tipos de carne, principalmente costelinha de porco e frango. Para fazer um refogado basta seguir o padrão da sua cozinha, como quando refoga couve ou taioba. Há quem prefira consumir crua em forma de salada.

Para fazer como acompanhamento de alguma carne, faça a carne primeiro e depois refogue o ora-pro-nobis na borra da panela.

Ingredientes

  • 1 frango inteiro
  • uma sacola de folhas de ora-pro-nobis
  • tempero a gosto

Modo de Preparo

Lave as folhas uma a uma, coloque umas sobre as outras, e corte em tiras. Este processo é trabalhoso, e o ora-pro-nobis “some” na panela quando refogado, portanto, faça o volume de  cerca de três vezes mais do que pretende ter como resultado final. Reserve as folhas.

Limpe e corte o frango, tempere com sal, alho amassado e cebola ralada. Numa panela bem grande e de fundo grosso, coloque um pouco de óleo, e coloque o frango, refogue, e quando começar a fritar, coloque  um terço de copo de água e tampe. Vá fazendo este processo para que o frango cozinhe praticamente no vapor e fique bem dourado. Quando o frango estiver cozido, retire os pedaços, reserve. Jogue o ora-pro-nobis nesta panela, e refogue, coloque um pouco de água e aguarde ele murchar e cozinhar. Depois volte o frango para a panela e misture bem.

Ora-Pro-Nobis em Minas Gerais

Em Minas Gerais, na cidade de Sabará existe o Festival do Ora-pro-nobis, em que todos os anos realiza-se um grande evento para comemorar a tradição do prato mineiro, com shows e apresentação de pratos pelos restaurantes da cidade.

Em Tiradentes, existe um restaurante chamado Ora-Pro-Nobis, mas a minha dica para quem quer comer a verdura por lá é ir num outro restaurante chamado Atrás da Matriz, super charmoso  e pedir um Bacalhau com Ora-pro-nobis (Cubos de bacalhau fritos no azeite sobre cama de ora-pro-nobis e purê de inhame) é sem sombra de dúvidas uns dos pratos mais gostosos que eu já comi na vida!

 

Receitas e Naturais em seu email