Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Marapuama – Propriedades Medicinais

A marapuama, cujo nome científico é Ptychopetalum uncinatum, cresce naturalmente na região da floresta amazônica. A planta arbustiva apresenta flores brancas e folhas alongadas. Na medicina popular ela é tradicionalmente utilizada para fins medicinais, sobretudo como afrodisíaco.

Os índios nativos do Norte do país utilizam praticamente todas as partes da marapuama. Porém, a raiz e a casca são as mais consumidas como medicamento natural.

Nomes Populares:

  • muirapuama
  • muiratã
  • viagra da amazônia
  • muira-puama
  • madeira-potente

    Marapuama

    Folhas e flores da marapuama

Propriedades

O uso mais comum da marapuama é como afrodisíaco, ou seja, para o estímulo sexual. Ela é bastante indicada para tratar problemas como a impotência sexual, a ejaculação precoce, a infertilidade masculina, e a perda de libido. Além disso, ela também serve para aliviar a fadiga, a depressão, os problemas intestinais, o inchaço, a perda de memória e o estresse.

Quase todas essas utilidades estão ligadas ao fato de que a marapuama melhora o fluxo sanguíneo, sobretudo na região pélvica. Por isso, as recomendações voltadas para o estímulo sexual e a libido podem ser explicados cientificamente.

Uma pesquisa conduzida com 262 voluntários que tinham algum tipo de problema sexual revelou que a marapuama pode, de fato, ser eficaz nesses casos. Os pacientes consumiram doses diárias de 1 a 1,5 gramas do extrato da planta durante o período de duas semanas. Após esse período, 62% dos indivíduos apresentaram melhorias em relação à libido.

Além das melhorias na circulação, outra explicação para esse resultado é a possível elevação dos níveis de testosterona (hormônio masculino) com o consumo da planta medicinal. Ela ainda é um excelente tônico para as funções neurológicas, sendo capaz de melhorar o cansaço, a fraqueza e a perda de memória. Como muitos dos problemas sexuais estão ligados a fatores psicológicos, o controle da ansiedade e da depressão também contribuem para a libido.

Por fim, podemos destacar os benefícios da marapuama para o tratamento da celulite. Como a formação das maracas na pele tem a ver com a má circulação, o uso da planta amazônica atua na prevenção das celulites e também no controle do problema em fase inicial.

Cuidados

Os benefícios são muitos, mas existem também as contraindicações. Chás e outras formas de utilização da marapuama não são indicados para mulheres grávidas, crianças e idosos. O uso da planta também fica restrito para quem sofre com a hipertensão e problemas de coração.

O consumo da planta em excesso pode causar tremor, palpitação e até mesmo levar à ejaculação precoce. Por isso, é muito importante que qualquer tratamento feito com a marapuama tenha a orientação de um médico.

Mais Receitas e Dicas Naturais

Receitas e Naturais em seu email