Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Gymnema sylvestre: Para que serve a planta

O ser humano está cada vez mais preocupado com o corpo e sua beleza. Em busca de novas formas de emagrecimento, as plantas e ervas estão sendo cada dia mais pesquisadas, e os cientistas buscam nos produtos naturais as substâncias que possam auxiliar no processo de emagrecimento, tornando mais fácil e rápido.

Gymnema é uma dessas plantas, que foi pesquisada e cientificamente comprovado o seu poder de emagrecimento. Apesar de não ser muito conhecida, ela já é bastante usada para a fabricação de medicamentos fitoterápicos (remédios à base de plantas) para o emagrecimento.

A Gymnema sylvestre é uma erva de origem indiana, ela é conhecida como “destruidora de açúcar”, segundo a tradução de seu nome. Ela é dietética, dessa forma, é uma das favoritas para ser utilizada em tratamentos para desequilíbrios de açúcar na corrente sanguínea e para doenças resultantes dessa alteração.

Por isso é uma planta ideal para as pessoas diabéticas. Além de reduzir as taxas de açúcar no sangue ela consegue diminuir a vontade de comer doce, algo muito comum nas pessoas que têm problema de glicose alta. Na Índia ela já é muito usada para o tratamento de diabetes e, aqui no Brasil, vem sendo muito indicada nos tratamentos de emagrecimento.

Gymnema sylvestre

Como Funciona e Onde Encontrar

Gymnema sylvestre é capaz de retirar a sensibilidade do paladar doce, ou seja, depois de mastigar as suas folhas ou tomar algum remédio à base da planta, não conseguimos sentir o gosto doce dos alimentos. Por isso, pessoa “viciadas” em doce não têm mais tanta vontade de comer o açúcar.

Ela também é capaz de reduzir o apetite.

Gymnema, também chamada de Gurmar, pode ser encontrada em casas especializadas em produtos naturais e em farmácias, especialmente as farmácias especializadas em fitoterápicos. Pode ser encontrada em pó, cápsulas ou spray.

Cuidados, Precauções e Contra indicações

Apesar de ser um medicamento natural, é preciso ter alguns cuidados ao utilizar a Gymnema. Se você é diabético, precisa consultar um médico antes de iniciar qualquer tipo de tratamento, mesmo que seja natural. Como a Gymnema diminui a taxa de glicose no sangue, pode ocorrer uma queda brusca, causando a hipoglicemia, que é a falta de açúcar no organismo. Por isso, o médico deverá ser consultado para indicar a quantidade necessária e passar todas as orientações referente ao uso do medicamento.

Pessoas que fizeram cirurgias não podem tomar o remédio, por pelo menos duas semanas após o procedimento. Grávidas e lactantes também não devem utilizar a Gymnema.

Se você não tem diabetes e deseja utilizar o medicamento à base de Gymnema para emagrecer, também é aconselhável que se procure um médico para fornecer todas as orientações. Nunca tome medicamentos sem orientações médicas.

E lembre-se que nenhum remédio faz milagre quando o assunto é emagrecimento. Se você vai tomar a Gymnema para emagrecer, precisa aliar a uma alimentação saudável, livre de açúcar e gorduras e praticar atividades físicas regularmente. O medicamento só vai ajudar e acelerar o emagrecimento, mas ele sozinho não emagrece.

Receitas e Naturais em seu email