Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Guaco – Propriedades Medicinais e Receita de Xarope

O Guaco (Mikania glomerata Spreng.), também conhecido como erva-de-serpentes, cipó-catinga ou erva-de-cobra pertence à família das Compositae e tem sua distribuição como espécie nativa no sul do Brasil, de São Paulo ao Rio Grande do Sul. É uma trepadeira volúvel, glabra.

Folhas simples, opostas, ovadas e oblongo-lanceoladas, de base obtusa e ápice agudo, de até 15cm de comprimento e 7cm de largura, com três nervuras bem evidentes, pecioladas, carnoso-coriáceas, verde-brilhantes na face superior, mais pálidas na inferior. Flores hermafroditas, reunidas em número de quatro capítulos, iguais entre si, de papus branco e corola tubulosa, de cor branco-creme; capítulos agrupados em ramos espiciformes congestos, ou em glomérulos. Fruto tipo aquênio, glabro. (Fonte: Wikipedia)

Nomes populares

Como várias ervas, o Guaco é conhecido por diversos nomes dependendo da região. Estes são alguns dos mais utilizados:

Cipó da caatinga, cipó catinga, cipó sucuriju, coração de jesus, erva de cobra, erva de serpentes, erva cobre, guaco liso, guaco de cheiro, guaco trepador, guaco verdadeiro, guape, micânia e uaco.

Os benefícios do Guaco

As folhas de guaco também eram utilizadas pelos índios, como calmante, no combate à picadas de cobra e como cicatrizante. Recentemente, uma pesquisa realizada na Faculdade de Ciências Biológicas da UNOESTE – Universidade de do Oeste Paulista, localizada na cidade de Presidente Prudentes, interior de São Paulo, comprova a eficácia da utilização da planta, pelo menos contra picadas de cobra cascavel, por conta de suas propriedades coagulantes.

Vale lembrar, que no caso de picadas de animais peçonhentos, a vítima não deve se locomover por conta própria, para evitar que o veneno se espalhe. A vítima deve ser transportada para um local fresco e seguro. O local deve ser lavado apenas com água ou água e sabão. O ideal é que seja transporta de maca, o mais rápido possível, mas na impossibilidade, deve ser mantida deitada a chegada ao hospital mais próximo.

Principais propriedades

Folhas de Guaco

Folhas de Guaco

  • Atua contra o reumatismo;
  • Albuminúria;
  • Nevralgias;
  • coagulantes.

A planta pode ser utilizada na preparação de chás e xaropes. Em forma de xarope é utilizado no combate à:

  • tosse;
  • gripe;
  • rouquidão;
  • infecção na garganta;
  • bronquite.

As formas mais comuns de uso da planta, são em forma de xarope ou chá. Anote a receita:

Xarope de guaco

Ingredientes:

  • 02 (duas) xícaras de folhas frescas de guaco, lavadas e rasgadas (evite o corte das folhas com faca para não alterar as propriedades);
  • 01 xícara de açúcar mascavo (podendo ser substituído por açúcar cristal ou refinado);
  • 1/2 (meia) xícara de mel de abelhas;
  • 01 (uma) xícara de água mineral, filtrada ou fervida previamente.

Modo de fazer: Coloque em uma panela, as folhas de guaco e o açúcar mascavo. Deixe caramelizar o açúcar, mexendo sempre, em fogo brando, com uma colher de pau. Tenha sempre o cuidado de não deixar queimar (escurecer demais) para não amargar o xarope.

Em seguida, acrescente a água, e deixe ferver até que se forme uma calda grossa, mexendo sempre que necessário para manter o açúcar incorporado à água.

Desligue o fogo, coe e deixe esfriar e somente então, acrescente o mel de abelhas. Mexa bem, coloque o produto em um recipiente de vidro, previamente lavado, esterilizado (fervido em água em ponto de ebulição, por aproximadamente 10 minutos) e seco. Mantenha tampado, em local seco, protegido da luz solar e arejado.

Modo de consumo: Para crianças acima de dois anos: 01 (uma) colheres de sobremesa, 03 (três) vezes ao dia. Adultos: 01 (uma) colher de sopa, 03 (três) vezes ao dia.

Precauções e Contraindicações

Pode causar vômitos e diarreias se usado em excesso e por tempo prolongado.

O consumo do xarope de guaco deve ser evitado por crianças menores de 02 (dois) anos de idade, mulheres com gestação de risco e diabéticos (por conta do açúcar e do mel).

Receitas e Naturais em seu email