Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Gengibre – Propriedades Medicinais

O gengibre é um velho conhecido nosso. Aqui no Receita Natural já falamos diversas vezes dessa planta, que tem muitos usos diferentes e muitas propriedades medicinais. Se você fizer uma visitinha às nossas páginas, com certeza vai achar muitas receitas feitas com esse ingrediente. Hoje vamos falar um pouco mais sobre o gengibre e saber o que ele pode fazer pela nossa saúde.

É uma planta asiática, originária da ilha de Java, da Índia e da China, de onde se difundiu pelas regiões tropicais do mundo. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o gengibre não é uma raiz, mas sim um caule do tipo rizoma. Os rizomas são caules horizontais subterrâneos que acumulam substâncias nutritivas.

O gengibre (Zingiber officinale) é uma planta herbácea da família das Zingiberaceae. Originário da Ásia, é conhecido na Europa desde tempos muito remotos, para onde foi levado por meio das Cruzadas. Em Portugal existe registo da sua presença desde o reinado de D. João III (1521-1557). No Brasil, o gengibre chegou menos de um século após o descobrimento. Naturalistas que visitavam o país (colônia, naquela época) achavam que se tratava de uma planta nativa, pois era comum encontrá-la em estado silvestre. Os indígenas chamavam-na de mangaratiá ou magarataia.

Gengibre

Gengibre

Hoje, o gengibre é cultivado principalmente na faixa litorânea do Espírito Santo, Santa Catarina, Paraná e no sul de São Paulo, em razão das condições de clima e de solo mais adequadas. Trata-se de uma planta perene da Família das Zingiberáceas, que pode atingir mais de 1 m de altura. As folhas verde-escuras nascem a partir de um caule duro, grosso e subterrâneo (rizoma). As flores são tubulares, amarelo-claro e surgem em espigas eretas.

É utilizado em todo o país, tanto na culinária, quanto como planta medicinal. É um dos principais ingredientes do quentão, uma bebida típica das Festas Juninas.

Nomes Populares do Gengibre

Como o Brasil é um país muito grande e tem muitas regiões diferentes, as plantas podem ter nomes diferentes dependendo do Estado ou região. Veja abaixo alguns nomes populares do gengibre:

  • gengivre,
  • gingibre,
  • magaratáia,
  • mangaratá,
  • mangarataia,
  • mangaratiá,
  • jengibre.

Propriedades Medicinais

O gengibre é uma planta afrodisíaca, pois possui propriedades estimulantes e excitantes que podem melhorar o desejo sexual. Também pode ser usada para acabar com o cansaço e aquela preguiça do dia-a-dia.

Também tem propriedade antiasmática, antibiótica, antidepressiva, antigripal, anti inflamatória, anti-séptica, aperiente, aromática, conservante, desinfetante e expectorante. Devido todas essas características, a planta pode ser muito eficaz para tratar gripes, resfriados e outras doenças respiratórias.

É também uma planta tônica, podendo revigorar o sistema imunológico e fazendo com que o organismo funcione melhor, inclusive o sistema digestivo. Por isso também é indicado para azia e má digestão.

Ainda é indicado em casos de amigdalite e para problemas respiratórios e afins, como a asma brônquica, broncorreia pulmonar, catarros crônicos, inflamação da garganta, resfriados, rouquidão e tosse. Alivia dores ciáticas, auxilia o estômago e o fígado, e evita enjoos e náuseas.

Reduz a flatulência e higieniza a boca (quando não puder escovar os dentes, mastigue um pequeno pedaço de gengibre, a boca ficará limpa e livre do mau hálito).

Receitas e Naturais em seu email