Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Fitolaca – Propriedades Medicinais

Phytolacca decandra é uma planta originária da América, mas também encontrada na Ásia e na Europa. Seu arbusto, que chega a alcançar 4 metros de altura, tem caule avermelhado, com folhas grandes que se afinam nas pontas e bagas semelhantes a um cacho de uvas (como vemos na imagem). Na medicina popular, a fitolaca é conhecida há bastante tempo por auxiliar nas dores reumáticas. Além disso, a planta é bastante usada como pigmento para tintar e até mesmo para vinhos.

Fitolaca

Folhas e bagas da planta medincinal

Nomes Populares:

  • Erva dos cachos
  • Erva de laca
  • Espinafre macio
  • Uva do canadá
  • Uva turca
  • Vinagreira
  • Uva dos passarinho

Propriedades:

Por ser depurativa e anti-inflamatória, a fitolaca é indicada para quem sofre com a artrite e o reumatismo. Outras propriedades são atribuídas à planta: anti-reumática, antiemética, purgativa e emenagoga. Ela ainda é famosa por ajudar no emagrecimento e controle da obesidade, por atua nas células de gordura e funcionar como um laxante leve. No entanto, todas essas propriedades devem ser vistas com cautela, pois a ingestão da fitolaca também tem contraindicações.

Precauções

Praticamente todas as partes da fitolaca são tóxicas ao organismo humano. Por isso, é importante sempre seguir as recomendações de uso e não exagerar nas quantidades. Alguns sintomas da intoxicação são a náusea, diarreia, tontura e dores de cabeça. Além disso, é importante destacar que a planta não deve ser consumida por grávidas ou lactantes. Em alguns casos, o uso da fitolaca também pode ocasionar distúrbios gastrointestinais.

Mais Receitas e Dicas Naturais

Receitas e Naturais em seu email