Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Erva Doce, Funcho e Anis Estrelado: Saiba a Diferença

Utilizadas por muitas pessoas, consideradas como especiaria e um tempero requintado, não é difícil encontrar quem confunda as três plantas. Ou ainda pior, quem realmente não saiba diferencia-las, neste post pretendo esclarecer algumas características e te mostrar as principais diferenças entre Anis Estrelado, Erva-Doce e Funcho.

Existem três espécies de plantas que, devido as características semelhantes, principalmente pelo fato de apresentarem um sabor anisiado parecido, geram muita confusão entre seus consumidores. Essas espécies são: Pimpinella anisum (erva-doce), Foeniculum vulgare (funcho) e Illicium verum (anis estrelado), abaixo vamos falar um pouco mais sobre cada uma delas separadamente.

Erva doce, Funcho e Anis estrelado: O que são?

Funcho: À essa especiaria foi dado o nome científico de Foeniculum vulgare, espécie conhecida popularmente como funcho, é vista no mundo da culinária como um tempero requintado e que agrega à receitas traços únicos de sabor. Por falar deste sabor, é algo que pode ser comparado ao alcaçuz devido a quantidade de anetol, a substância responsável pela sensação agradável no paladar.

Pertence a mesma família do coentro, apresenta flores com a coloração amarela, dispostas em ramos, porém, diferente da Erva-Doce, seu caule pode chegar a 60 centímetros apenas.

Erva-doce: Cientificamente conhecida como Pimpinella anisum, a erva-doce também é chama de anis em algumas regiões do Brasil. Muito utilizada no preparo de receitas como bolos e broas e também ingrediente principal em alguns chás, ela possui um cheiro e um sabor suave e ao mesmo tempo bem característico.

Ao observarmos o aspecto físico da planta, por ser da mesma família do coentro (Apiaceae), é possível ver flores de coloração branca e disposição ramificada com caule podendo chegar a dois metros de altura.

Anis Estrelado: Conhecido na ciência como Illicium verum, o anis estrelado também é bastante utilizado como especiaria e no ramo da decoração devido a sua aparência física, que iremos comentar mais adiante. Ao compararmos as três ervas em questão, este é o que apresenta maior quantidade do chamado anetol, consequentemente apresenta um aroma mais acentuado.

erva doce funcho hortela

Erva doce, Funcho e Anis estrelado: Saiba a Diferença Entre Elas.

Com tamanho variando entre seis e oito metros de altura, possui  flores brancas ou vermelhas dispostas de forma solitária. O nome Illicium vem do latino que significa “atrair; seduzir”, o que remete às suas flores e o cheiro exalado por elas de forma tão agradável. Sua semente seca tem formato de estrela e coloração de ferrugem, deste fato se originou o “estrelado” no nome popular pelo qual é conhecido.

Essa são as principais diferenças entre as três ervas, caso você conheça alguma que não foi citada aqui ou quiser indicar receitas onde alguma delas são usada, deixa aqui nos comentários que vamos adorar saber.

Mais Receitas e Dicas Naturais

Receitas e Naturais em seu email