Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Erva Cidreira – Propriedades Medicinais

A Erva-cidreira (nome científico Melissa officinalis), é uma planta perene herbácea da família da menta e da hortelã (Lamiaceae), nativa da Europa meridional. As folhas são maiores e mais claras que as da hortelã, ovadas a romboidais ou oblongas e com a margem crenada.

Floresce no final do Verão. As flores são de pequenas dimensões, de cor esbranquiçada ou róseas e atraem especialmente as abelhas, como se indica já no nome do seu gênero botânico (Melissa provém do grego e significa “abelha”). Nas regiões temperadas, os caules secam durante o Inverno, voltando a reverdecer na primavera. Os frutos são aquênios oblongos, de cor parda e lisos. (Fonte: Wikipedia)

Nomes Populares

Muitas plantas têm seus nomes  modificados dependendo da região do país. Cada localidade tem a sua forma de chamar a erva-cidreira. Veja alguns nomes populares dessa planta:

Erva Cidreira

Erva cidreira: calmante natural

  • Chá da França,
  • Chá de Tabuleiro,
  • Cidrilha,
  • Citronela,
  • Citronela Menor,
  • Erva Cidreira Européia,
  • Erva Luísa,
  • Cidreira Verdadeira,
  • Limonete,
  • Meliteia,
  • Melissa,
  • Melissa Romana,
  • Melissa Verdadeira,
  • Salva do Brasil.

Propriedades na Saúde

A erva-cidreira é uma planta com inúmeras propriedades, que podem auxiliar na saúde e na beleza. Na saúde, estas pequenas folhinhas podem fazer verdadeiros milagres. Sua função analgésicaantialérgica pode ajudar a aliviar os sintomas de gripes e resfriados, lembrando que ela possui também propriedade anti inflamatóriaantimicrobiana.

Por ser antiespasmódica, é muito usada também para aliviar cólicas menstruais e dores estomacais causadas por espasmos.

Consumindo a erva-cidreira regularmente, podemos fortalecer o organismo e o sistema imunológico, devido suas propriedades anti-sépticacicatrizante.

Tem também propriedades aromáticas, sendo muito usada para aromatizar ambientes e até espantar insetos. Seu aroma atua também como calmante, além de ser um excelente relaxante. Por isso é muito usada para tratar crises nervosas, dores de cabeça, ansiedade e até a depressão. Algumas pessoas sentem melhoras em casos de enxaqueca, insônia, epilepsia e fadiga excessiva.

A melissa é muito indicada em casos de problemas gástricos, evitando arrotos, cólicas, flatulência, gases, etc.

Propriedades na Beleza

Sua função adstringente pode ajudar a deixar a pele sempre limpa, hidratada e livre de impurezas, revigorando a pele e deixando-a livre de oleosidade. Além disso, a função cicatrizante é capaz de auxiliar no combate à acne e também atua no combate à celulite, inimiga de todas as mulheres.

Precauções

Apesar de ser uma planta bem comum e muito usada no país inteiro, um certo grupo de pessoas podem desenvolver hipersensibilidade à erva cidreira. É bem raro, mas se perceber algum incômodo após ingerir a planta, observe a incidência e evite-a.

Chá de Erva-Cidreira – Receita

Para aproveitar todos esses benefícios, o ideal é fazer um delicioso chá, usando as folhas da erva. As folhas podem ser usadas frescas ou secas.

Você só precisa de três colheres (sopa) das folhas de erva-cidreira e uma xícara de água.

Ferva a água e depois acrescente as folhas. Tampe e deixe em repouso por alguns minutos. O chá está pronto! O ideal é não adoçar. Você pode beber de 3 a 4 xícaras do chá por dia.

Mais Receitas e Dicas Naturais

Receitas e Naturais em seu email