Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Cuidado Com os Nomes Das Plantas Medicinais

Existem cada vez mais estudos que comprovam os benefícios das plantas medicinais. No entanto, precisamos tomar muitos cuidados em relação ao uso dos medicamentos naturais. Um dos grandes problemas é a confusão entre plantas diferentes, seja por causa do aspecto semelhante ou do nome parecido.

Os Nomes Populares

Quando uma planta é descoberta, recebe um nome científico. No entanto, é muito difícil que usemos, em nosso dia a dia, essa nomenclatura oficial. Popularmente, as plantas recebem outras nomeações, que podem ter diferentes origens. Por causa disso, é comum que uma mesma exemplares tenham vários nomes populares, dependendo da região do país e da tradição de cada lugar. Diante da diversidade de nomes, podemos acabar nos confundindo e consumindo uma erva diferentes da recomendada.

Capim Limão

Capim Limão

Confusões Comuns

Muita gente nos escreve perguntando: Capim santo é o mesmo que citronela, capim cidreira é o mesmo que erva cidreira?

O capim-limão  (Cymbopogon citratus), para pegarmos um exemplo, é conhecido como capim-santo ou capim-cidreira. Por isso, muita gente confunde a erva-cidreira (Melissa officinalis) com o capim. Outra confusão comum, nesse caso, por causa do aspecto é entre o capim-limão e a citronela (Cymbopogon nardus). Como podemos observar, os nomes científicos, nesse casos, são diferentes e nos ajudam a saber qual é a planta certa.

Como Identificar

A melhor maneira de identificar uma planta é pelo seu nome científico. Em qualquer lugar do mundo, a nomenclatura binomial de uma planta será a mesma, garantindo a identificação segura. No dia a dia, podemos usar os nomes populares sem problema, mas na hora de comprar ou fazer uso de chás, sempre devemos nos certificar de que aquela  é a planta correta. Outra dica importante é observar imagens da erva para reconhecimento.

Dicas Úteis

  • Procure sempre saber o nome científico de uma planta medicinal;
  • Compre suas ervas em lojas que garantam a procedência do produto;
  • Evite usar plantas do quintal ou jardim que você não tem certeza sobre a origem;
  • Na dúvida, prefira não consumir o chá ou remédio caseiro.

Mais Receitas e Dicas Naturais

Receitas e Naturais em seu email