Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Compressa de Pau Ferro para Cicatrização de Lesões

A Caesalpinia ferrea, conhecida popularmente pelo nome de pau ferro, é nativa da Mata Atlântica e está presente do sudeste ao Nordeste do Brasil. Sendo mais abundante nos estados de Minas Gerais e São Paulo. A planta tem sido muito utilizada no tratamento da gastrite, devido à suas propriedades medicinais. Em geral, ela é conhecida por seu poder cicatrizante e anti-inflamatório. Além de atuar como como antisséptico potencializando suas demais funções.

Em função da sua atividade terapêutica, a planta vem trazendo benefícios para a parte externa e interna do organismo. Uma vez que suas folhas podem resultar na produção de chás e cápsulas que trazem inúmeros benefícios para a saúde do corpo humano. A planta trata de diversos problemas, inclusive, das torções e luxações ortopédicas, sejam aquelas mais simples, provocada por um descuido, ou mesmo as resultantes de uma pancada ou tombo mais intenso.

Se você se machucou na folia de carnaval, na festa de família ou em qualquer outro ambiente, deve ficar atento às instruções de uso da planta para o tratamento de lesões. Abaixo, você confere como prepara uma compressa cicatrizante para o tratamento de lesões.

Compressa de Pau Ferro para Cicatrização Lesões

Ingredientes:

  • 7,5 g (duas colheres e meia de sopa) de favas de pau ferro
  • 150 mL (uma xícara de chá) de água

Modo de Preparo: Em uma panela, coloque água e acrescente as favas de pau ferro e leve ao fogo. Deixe a mistura fervendo, entre cinco e dez minutos, para o processo conhecido como decocção – que nada mais é do que a extração dos princípios ativos de substância ou planta, por meio da ação da água em ebulição.

Posologia: Despeje parte da mistura em um pano limpo e previamente umedecido, em seguida, aplique a compressa na região afetada. Essa aplicação deve ser repetida de duas à três vezes por dia, dependo da intensidade da lesão.

Características do Pau Ferro

Pau Ferro

Bagas e Flores do Pau Ferro

É importante ressaltar que o Pau Ferro é uma planta que pode ser utilizada em sua totalidade. Uma das suas características mais marcantes é a casca fina do tronco da árvore, que constantemente passa pelo processo de esfoliação, dando lugar a madeira nova de cor branca que se mistura aos tons de verde e marrom – como um eucalipto. Devido a essa peculiaridade o pau ferro é muito utilizado como artigo de decoração.

A casca da planta é utilizada em receitas de xarope, que são recomendados para o combate de doenças respiratórias como asma e a bronquite. As folhas por suas vez, são utilizadas na produção de chás e infusões destinados ao tratamento de inflamações hepáticas e também da tuberculose. Além de ser muito eficiente no combate às cólicas intestinais, a hemorragia, o reumatismo e as hemorroidas.

A planta ainda está entre os remédios fitoterápicos regulamentados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Isso significa que a está disponível e regulamentado no mercado farmacêutico, cápsulas que contém as mesmas propriedades da planta em sua forma in natura. O que quer dizer que mesmo as pessoas que não têm acesso à planta podem usufruir de seus benefícios.

Mais Receitas e Dicas Naturais

Receitas e Naturais em seu email